Nesta quinta-feira (8/8), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu uma reunião de Saúde Auditiva, envolvendo referências técnicas das Regionais de Saúde do estado. O encontro teve como objetivo fazer um alinhamento sobre os serviços de saúde oferecidos às Pessoas com Deficiência, a fim de identificar as experiências exitosas e os gargalos no estado e propor melhorias para a Rede de Cuidados como um todo.

“É muito positivo participar dessas reuniões temáticas, que tanto contribuem para a coordenação estadual, uma vez que podemos traçar novas diretrizes e reconhecer as dificuldades da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Qualificar essa assistência e garantir um melhor atendimento dentro da Rede é extremamente benéfico para nós, enquanto gestores de política pública”, enfatizou a diretora de Redes Assistenciais da SES-MG, Mônica Farina Neves Santos.

A superintendente de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG, Karina Rocha de Oliveira Taranto, também esteve presente na abertura do encontro e reforçou a dimensão do trabalho realizado em prol das pessoas com deficiência. “Quando eu conheci melhor os serviços das Juntas Reguladoras, por exemplo, fiquei encantada. É muito positivo ver que o Estado consegue fazer muito, mesmo com recursos financeiros escassos. Isso se deve, em grande parte, aos recursos humanos que temos, com pessoas tão engajadas. Esse evento é uma prova de todo esse envolvimento e da necessidade de não só ampliar nossos conhecimentos como também visualizar nossos desafios para avançar com qualidade”, destacou.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência abrange quatro tipos de reabilitação: Auditiva, Intelectual, Física e Ostomia e Visual. Cada uma dessas modalidades de reabilitação apresenta seus serviços isolados e, desde 2012, com a instituição da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, o Ministério da Saúde habilita Centros Especializados em Reabilitação (CER), que é a junção de duas ou mais modalidades de reabilitação. Os serviços oferecem cuidado integral que vão desde o diagnóstico, reabilitação, até a alta do paciente. Cada serviço é vinculado ao seu próprio município, o qual é responsável por organizar o atendimento com o auxílio das Juntas Reguladoras da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência.

Créditos: Ana Paula Brum

O coordenador de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Mauro Souza Ribeiro, fez um panorama atual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e das perspectivas futuras. “É sempre bom lembrar que a deficiência faz parte da condição humana e quase todas as pessoas terão uma deficiência temporária ou permanente em algum momento de sua vida. Por isso a importância de fortalecer a Rede de Cuidados, a fim de atender aos usuários em todas as suas necessidades”, disse. Nas perspectivas futuras da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, Mauro enfatizou que está prevista a incorporação de recursos para a Saúde Auditiva e Ostomia (bolsas coletoras), além de expansão da rede de reabilitação intelectual e revisão do Plano de Ação da Rede de Cuidados.

Mauro também reforçou a importância das pesquisas para qualificar ainda mais os serviços oferecidos. “Existem hoje duas linhas de pesquisa que estão sendo financiadas pelo Ministério da Saúde. Incentivar o desenvolvimento de pesquisas e a produção de conhecimento é fundamental, tendo em vista que é isso o que vai fomentar a melhoria das políticas públicas”, finalizou o coordenador.

O encontro segue ao longo do dia, com apresentações sobre o panorama atual da saúde auditiva, situação do implante coclear em Minas Gerais, saúde auditiva no ambiente escolar, Programa Estadual de Triagem Auditiva Neonatal e Saúde Auditiva Infantil e panorama da fonoaudiologia descentralizada em Minas Gerais. As referências técnicas de Saúde Auditiva da SES-MG, Ana Carolina e Gabriela, estão à frente dessas exposições.

Saúde Auditiva em Minas Gerais

- 14 Serviços de Atenção à Saúde Auditiva