Nessa terça-feira (06/08), o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Barbacena promoveu uma capacitação sobre Acidentes com Animais Peçonhentos para representantes das secretarias de saúde dos municípios da região.

1 1

O treinamento, ministrado pela referência técnica estadual do Programa de Vigilância e Controle dos Acidentes por Animais Peçonhentos da SES-MG, Andréia Roberto, buscou atualizar as orientações para os profissionais dos municípios sobre os protocolos do Ministério da Saúde nessa área, incluindo o correto diagnóstico de casos e tratamento adequado, bem como a busca da prevenção de acidentes por animais peçonhentos junto à população.

“O nosso objetivo com essa capacitação é trazer ao conhecimento dos médicos, enfermeiros e técnicos das secretarias municipais de saúde a importância da vigilância dos acidentes por animais peçonhentos, o reconhecimento dos tipos de acidente e a importância de cada um, para que também as medidas de prevenção e controle desses animais sejam adotadas em cada um dos municípios”, afirmou Andréia Roberto.

Segundo Andréia, o estado tem enfrentado uma crise na produção de soros. A referência destaca, contudo, que com a união de esforços e a tomada de medidas adequadas é possível contornar essa situação. “O número de casos que nós temos não é pequeno, uma vez que os acidentes por animais peçonhentos são muito prevalentes no estado de Minas Gerais. No entanto, com o auxílio de todas as instâncias: Ministério da Saúde, Secretaria de Estado, Regionais e Secretarias Municipais de Saúde, e da atuação conjunta de todos os profissionais envolvidos nessa cadeia, a gente consegue contornar e tornar menos problemática essa redução do estoque de soros no nosso estado”, destacou.

Segundo informações do Ministério da Saúde, animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores. Essa condição é dada naturalmente por meio de dentes modificados, aguilhão, ferrão, quelíceras, cerdas urticantes, nematocistos, entre outros. Os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil são algumas espécies de serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, formigas, vespas, besouros, peixes e águas-vivas. Esses animais possuem presas, ferrões, cerdas e espinhos capazes de envenenar as vítimas.

Por Priscila Rezende