A Regional de Saúde de Patos de Minas realizou na última quinta-feira (11/7) uma Oficina de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), em Patos de Minas. O encontro, que teve como objetivo de uniformizar as atividades referentes ao TFD nos municípios jurisdicionados à Regional, dá início a uma série de encontros que acontecerão mensalmente para tratar assuntos relacionados ao bom funcionamento do Núcleo de Regulação.

Imagem Oficina

Durante a oficina, cerca de 54 participantes de 18 municípios que fazem parte da Regional foram orientados a respeito de normas, responsabilidades, valores pagos e fluxo de trabalho regional. Segundo a referência técnica de Regulação em Saúde, Bárbara Fonseca, durante o encontro “cada município pôde contar suas experiências, fazendo com que houvesse uma troca dessas informações com a finalidade de tentar organizar e alinhar, da melhor forma possível, os procedimentos de Tratamento Fora de Domicílio” relatou.

Para o Gestor de Saúde do município de João Pinheiro, Gilberto Cezar Carvalho, participar do encontro foi muito válido. “Foi uma experiência positiva, percebemos que as dificuldades que temos na maioria dos relatos apresentados pelos participantes são praticamente as mesmas. Precisamos alinhar entre estes municípios um manual que seja compatível com a nossa realidade” destacou.

Ao finalizar a oficina e diante do anseio dos participantes para a criação de um manual adepto a realidade regional sobre tratamentos realizados fora do domicilio, Gilberto Cezar comemorou a possibilidade de formação de uma comissão para coordenar a criação de um Manual de TFD Regional. “A formação de um grupo condutor para estudo e a elaboração do Manual de TFD Regional foi um dos momentos mais importantes”, finalizou.

TFD

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD), instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, por meio do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. Neste caso, o paciente é encaminhado a outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo. Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.

Por Lorraine Lemos