A Regional de Saúde de Unaí nesta segunda-feira (08/07), durante a Reunião da CIR, apresentou aos gestores municipais o trabalho que vem desenvolvendo com as Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Para José Juliano, diretor da Regional de Unaí, o objetivo é expandir as práticas integrativas e complementares, para além do trabalho feito com os servidores, e integrá-las aos tratamentos convencionais do SUS nos municípios que fazem parte da Regional. "Procuramos capacitar novos profissionais de saúde, para que eles possam desenvolver as PICS com os usuários. Temos observado que as práticas vêm apresentando resultados impactantes na prevenção de doenças e promoção da saúde", afirmou.

Os gestores presentes na reunião experimentaram as técnicas das PICS e participaram de um momento de meditação realizado pela enfermeira Amanda Mares, em que puderam constatar que as práticas têm um papel muito importante na prevenção das doenças, trazendo bem-estar e qualidade de vida para as pessoas. Ao final da reunião, todos os gestores ficaram interessados em capacitar seus profissionais e realizar atividades nos Programas de Saúde da Família (PSFs), para auxiliar os pacientes nos tratamentos.

Créditos: Jessika Caldeira

Para a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária da Regional de Unaí e também adepta das práticas integrativas e complementares, Maria Lenice, as Pics trazem um benefício muito grande para o usuário. “A auriculoterapia melhorou consideravelmente as minhas dores no nervo ciático. Nunca mais tive crises agudas de dor. O escalda pés e a massagem foram importantes para melhorar a minha qualidade de vida, relatou”.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi criada em 2006 com o objetivo de programar tratamentos alternativos à medicina, baseada em evidências na rede de Saúde Pública do Brasil, por meio do SUS. “Me surpeendi e fiquei extremamente satisfeita com o resultado do escalda pés e da auriculoterapia. Para quem tem uma vida corrida no dia a dia e se enche de remédios para amenizar as dores, as práticas integrativas são, sem dúvida, a melhor forma de prevenir e tratar as doenças. É uma sensação de bem estar incrível", completou a secretária de Saúde de Dom Bosco, Camila Alcione.

Por Jessika Caldeira