A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai participar, no dia 6/7, sábado, da comemoração do Dia Nacional da Ciência, no Centro de Referência da Juventude (CRJ-BH) – localizada na Praça da Estação em Belo Horizonte. A Fundação vai oferecer duas oficinas no evento: uma para ajudar a identificar corretamente as cobras corais com o uso de um aplicativo e a outra para auxiliar a identificar informações nos rótulos de alimentos. Além das oficinas, haverá uma exposição sobre serpentes com réplicas e modelos.

Além das oficinas da Funed, vão acontecer mais de 80 atividades de ciência e tecnologia com temas diversos como apresentações de robótica, palestras sobre fake news e impressão em 3D. O evento é uma homenagem às datas comemorativas do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, que no Brasil foram estabelecidas no dia 8 de julho. A organização do encontro é uma parceria entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência SBPC e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mas, além da Funed, contará com a participação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Minas), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do CRJ-BH, do Espaço do Conhecimento UFMG e da Santa Casa de Belo Horizonte.

A bióloga da Funed, Giselle Cota, que ministrará a oficina sobre cobras corais e é a curadora da exposição sobre serpentes, acredita que participar de um evento como esse é importante para aproximar a população de temas científicos. “A proposta da nossa atividade vai proporcionar que as pessoas usem o App Cobra Coral para conhecer a biologia das espécies de corais verdadeiras e das principais falsas corais que ocorrem no estado de Minas Gerais, e, ainda, poderão realizar a identificação dos animais com o auxílio de uma chave de identificação ilustrada”, explica. Também participarão das atividades os bolsistas Leonardo Carvalho e Juliano Eymar e as servidoras Patrícia Cota e Marina Resende também participarão das atividades, todos da Divisão de Extensão e Divulgação Científica.

Já a nutricionista da Fundação Valéria Martins Vieira, explica que a equipe do Serviço de Análise de Rotulagem, vai oferecer a oficina de rotulagem de alimentos e ela acredita que a atividade vai orientar os participantes a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis. “O objetivo da oficina é apresentar os alimentos industrializados, dando enfoque com relação às informações que podem causar erro/engano ao consumidor, a relação de carboidratos, gorduras, açúcares e sódio que estão disponíveis nos rótulos”, detalha.

A programação inclui também palestras, oficinas, lançamentos de livros, exposições, apresentações musicais e teatrais, apresentações de robótica e de veículos de competição sustentáveis.

Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador

Duas leis, uma de 2001 (10.221/2001) e outra de 2008 (11.807/2008), instituíram, respectivamente, o dia 8 de julho como o Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador. A escolha da data foi uma homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida em 1948. A comemoração nacional é realizada pela SBPC, com atividades espalhadas por diversas cidades.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Serviço
Dia Nacional da Ciência (exposições, oficinas, palestras, lançamentos de livros)
Data e horário: 6/7, sábado, das 9h às 16h
Local: Centro de Referência da Juventude (CRJ-BH) – localizada na Praça da Estação em Belo Horizonte
Entrada: Gratuito

Por Vivian Teixeira (ASCOM Funed)