A plenária para votação das propostas para a saúde pública de Minas Gerais abriu o último dia da 9° Conferência Estadual de Saúde. Na quinta-feira (27/06), 524 delegadas e delegados reuniram-se em Belo Horizonte e definiram as propostas que contribuirão para a elaboração do Plano Estadual de Saúde, que terá exercício de 4 anos. Entre todas as propostas apresentadas, as cinco mais votadas também serão levadas para 16° Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília, entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019.

“A nossa conferência, que teve início na última terça (25/06) e se encerra hoje, é fundamental para a qualificação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Após esses três dias de trabalho intenso, podemos dizer que a expectativa é de que posamos levar as melhores propostas para a Conferência Nacional de Saúde”, explicou o subsecretário de Gestão Regional de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Darlan Thomaz Pereira.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, destacou que esta Conferência contou com a representação de diferentes segmentos, como usuários, trabalhadores e gestores. “Mais de 1500 pessoas passaram pela Conferência ao longo desses três dias. Inclusive, foi aberto espaço para a população participar, seja como convidado ou como observador. Além disso, vale lembrar que para possibilitar a apresentação das prioridades na área da saúde em Minas, mais de 450 conferências municipais e 10 conferências livres foram realizadas”, afirmou Ederson Alves.

Créditos: Marcus Ferreira

Esta edição também contou com a Conferecinha, espaço aberto às crianças, com o objetivo de proporcionar acesso e inclusão às mulheres no evento, assegurando a participação efetiva de conselheiras, voluntárias e trabalhadoras.

Plenária

No início da plenária, procedeu-se à leitura das propostas que foram subdivididas nos três eixos de discussão: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Foram abordados temas como, por exemplo, a manutenção da universalidade do SUS, o cuidado da população em situação de rua e a criação de políticas públicas de saúde específicas para as populações atingidas por rompimentos de barragens.

Sinhara Dias, delegada de Guaxupé, afirma que dentre as propostas trazidas para a 9° Conferência Estadual de Saúde, estão “a melhoria da tabela SUS usada como padrão de referência para pagamento dos serviços prestados por estabelecimentos conveniados e filantrópicos que atendem à rede pública de saúde e a cobertura de 100% da Saúde bucal e da Estratégia de Saúde da Família no município”.

Créditos: Marcus Ferreira

Já a delegada representante da SES-MG e superintendente da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Joana D'arc Zanelli, destaca que a expectativa é que este encontro, além de avançar nos debates, também possa retomar os ideais da 8° Conferência Nacional de Saúde. "Nosso objetivo aqui é fazer com que o nosso SUS seja cada vez mais forte, por meio de construções coletivas e participação popular de todos os atores e setores”, ressalta Joana D’arc.

Clique aqui e confira as fotos do terceiro dia da 9° Conferência Estadual de Saúde.

Por Fernanda Rosa

Enviar para impressão