Técnicos municipais de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária participaram nesta quinta-feira (27/6) de uma oficina, promovida pela Regional de Saúde de Uberlândia, sobre as estratégias e os planos de ação de Vigilância das Coberturas Vacinais desenvolvidos nos municípios que fazem parte da Regional.

Lilian Cunha Oficina Cobertura Vacinal 27062019

A referência técnica em Imunização da Regional de Uberlândia, Josiane Arantes, ressaltou que anualmente a Vigilância Epidemiológica promove encontros para discutir o melhoramento da cobertura vacinal nos municípios, principalmente diante dos movimentos antivacina e fake news. “Sabemos que a vacinação é de extrema importância para evitar inúmeras doenças e mortes. Por isso é necessária a homogeneidade da cobertura conforme o Calendário Nacional de Imunização. Ao reunirmos para trocar experiências dos planos de ação municipais e esclarecer as dúvidas quanto ao processo de trabalho, vamos conjuntamente discutindo estratégias para ampliar o universo de pessoas vacinadas na região”, disse.

A vacinação envolve todo um processo que depende desde a mobilização da população à inserção da informação correta no sistema do Ministério da Saúde. Para a coordenadora do Programa de Imunização do município de Uberlândia, Cláubia Oliveira, “o profissional precisa conhecer a população, o esquema vacinal, as estratégias, as oportunidades, a adesão e inserção correta dos dados no sistema de informação, inclusive dos dados das clínicas privadas. E mais, as salas de vacina precisam monitorar as doses aplicadas e a avaliação de cobertura ser rotina de serviço”, destacou.

Além de traçar estratégias para a população aderir à vacinação, é essencial que a Vigilância Epidemiológica trabalhe de forma articulada com empresas, escolas, igrejas, Conselho Tutelar, imprensa e principalmente com a Atenção Básica. E é desta forma que acontece no município de Nova Ponte. “Temos uma comissão que se reúne mensalmente para avaliar as doses administradas, as faixas etárias e os grupos que precisam de reforço”, pontuou Zaqueu Gomes Mendonça, coordenador da Atenção Primária à Saúde de Nova Ponte.

Sabia mais sobre a vacinação em www.saude.mg.gov.br/vacinacao

Por Lilian Cunha