Supervisores do controle de arboviroses dos municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Passos participam, nessa segunda-feira (24/6), no auditório I, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), da abertura do curso Capacitacional de Supervisores do Controle de Arbovírus. A capacitação, que irá até o dia 28/6, tem como objetivo fazer com que os profissionais saibam identificar as fases de desenvolvimento do vetor (ovos, larvas e pupa) e estabeleçam o procedimento adequado na prevenção da proliferação do mosquito transmissor, agindo no período apropriado para evitar epidemias relacionadas ao arbovírus, como exemplo, a dengue.

20190624 091907 1

Ao realizar a abertura do curso, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST), Márcia Silva, reforçou a importância desse tipo de ação. “Primeiro, a principal função de toda capacitação é atualizar conteúdos e trazer novas informações; segundo, o objetivo é que haverá um impacto direto no dia-a-dia da comunidade e a melhoria da capacidade de resposta aos problemas, que hoje, são causados pelas arboviroses na nossa região", disse.

Ainda segundo a coordenadora, "é por meio dessa capacitação que os participantes poderão repassar para os agentes do controle de endemias, de seus municípios, a nova informação que receberam e, consequentemente, exercerem com maior e melhor qualidade a sua função de surpevisor”, finalizou.

Durante o treinamento serão abordados conteúdos teóricos e práticos, incluindo atividades em campo. E, ao final, serão realizadas avaliações de desempenho para conclusão dos trabalhos.

Por Karine Costa