A Regional de Saúde de Uberaba reuniu 220 profissionais que atuam na área do Triângulo Sul, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e acadêmicos, para reforçar a importância da vacinação para as gestantes. O evento aconteceu na última quarta-feira (26/06), no Auditório Esmeralda da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). A Regional de Saúde de Uberaba, que organizou e ficou responsável pelo público presente, contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba e Hospital de Clínicas da UFTM e uma empresa produtora de vacinas, que foi parceira na iniciativa.

De acordo com a referência técnica em epidemiologia da regional de Uberaba e uma das organizadoras do seminário, Denise Maciel, o objetivo é trabalhar junto aos profissionais a vacinação da população, em especial das gestantes, já que a cobertura deste público se encontra abaixo da meta em muitos de nossos municípios. Além disso, explica ela, “chamou-nos a atenção os três óbitos por coqueluche ocorridos este ano em nossa região. Todos os três em recém-nascidos com menos de um mês de vida cujas mães não foram vacinadas durante a gestação, o que torna essa discussão ainda mais necessária”, conclui.

Os assuntos abordados foram desde o histórico da vacinação no mundo e no Brasil, passando pelo calendário anual de vacinação e as diferenças entre calendário público e privado, o Programa Nacional de Imunização, as doenças preveníveis por vacina, tipos de vacinas, mitos, esquema vacinal e grupos de risco.

Créditos: Sara Fernandes

Para a enfermeira do Hospital Frei Gabriel, Elisei Jonas Ferreira, do município de Frutal, foi possível esclarecer muitas dúvidas. “Assuntos como a vacinação contra a gripe, os óbitos causados pela coqueluche, em especial os infantis, além dos resultados de sorologias para hepatite, foram aspectos muito importantes abordados, por trazerem uma perspectiva nova. Em eventos assim, percebemos que nossas dúvidas são compartilhadas também por outros profissionais”.

Vacinas

A Sociedade Brasileira de Imunizações, juntamente com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e Ministério da Saúde, recomendam três vacinas de rotina às gestantes: influenza, difteria-tétano-coqueluche acelular (dTpa), além de hepatite B, todas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde. Dentre estas doenças, a Coqueluche se destaca por ser altamente contagiosa e por levar a óbito, principalmente crianças menores de seis meses de vida. As mães são a fonte de infecção mais comum da coqueluche em lactentes, seguida dos pais. Em 2019, até meados de maio foram confirmados três óbitos pela doença na região Triângulo do Sul e apenas 13 dos 27 municípios alcançaram coberturas vacinais desejáveis de dTpa em gestantes.

Por Sara Fernandes