O Programa Ciência em Movimento da Fundação Ezequiel Dias (Funed) desembarca na próxima segunda-feira, 24, em uma das cidades mineiras mais distantes da capital. Serão 800km percorridos até Juvenília, município no extremo norte do estado, fazendo divisa com a Bahia. Com população estimada de 5.600 habitantes, Juvenília comemorou 22 anos de emancipação político-administrativa em setembro de 2018. A cidade surgiu através de uma escola, fundada em 23 de setembro de 1953 para atender as necessidades locais, amparando os filhos de lavradores e pequenos agricultores da zona rural e das regiões circunvizinhas, o Centro Educacional do Carinhanha/Fundação Educacional Caio Martins – CEC/FUCAM. O rio Carinhanha, que abriga a FUCAM às suas margens, serviu de ligação entre os povoados, sendo a mola mestra para o desenvolvimento do lugar.

Ciencia em Movimento Juvelia site

A viagem a Juvenília está sendo organizada pela FUCAM, parceira do Programa Ciência em Movimento, através de Termo de Parceria firmado entre Funed, FUCAM e Escola de Saúde Pública (ESP), assinado na comemoração do aniversário de 110 anos da Funed, em agosto de 2017. Pela parceria, o PCM se programou para ir às seis unidades da FUCAM, tendo visitado três em 2018 (Esmeraldas, Buritizeiro e São Francisco) e as demais neste ano. Em abril o Programa visitou a FUCAM de Januária e na última semana do mês de agosto irá até a cidade de Riachinho, a 695km de Belo Horizonte, cumprindo assim toda a agenda com a Fundação Caio Martins.

O trajeto até Juvenília terá que ser feito em duas etapas, dada a distância do lugar. A equipe sairá da Funed no domingo, 23/6, às 8h, e planeja cumprir, no mínimo, metade do trajeto, seguindo viagem na segunda cedo até o destino. Restrições quanto ao horário de trânsito dos veículos oficiais e necessidade de abastecimento, que só pode ser feito em locais credenciados, impedem que a viagem seja realizada em um único dia. A exposição será montada na parte da tarde da segunda-feira, na quadra de esportes da Escola Estadual Antônio Ortiga, parceira da FUCAM de Juvenília. A programação de visitas e palestras será de terça a sexta, com os temas serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, dengue e leishmaniose, além de videoteca e oficinas de arte.

Sobre a FUCAM

A Fundação Caio Martins da cidade de Juvenília, também conhecida como Centro Educacional do Carinhanha, foi o quarto centro educacional a ser fundado, dos seis que existem, todos em Minas Gerais. A primeira FUCAM foi inaugurada no dia 5 de janeiro de 1948, como Granja-Escola Caio Martins, em cerimônia presidida pelo então Governador Milton Campos. Instalada na fazenda Santa Tereza, no município de Esmeraldas, tornou-se o espaço piloto para concretização, ainda que inicial, dos ideais do então major Manoel José de Almeida. O nome da instituição foi uma homenagem a Caio Martins, escoteiro que, ao sofrer um acidente de trem, abriu mão de receber auxílio no local em prol de seu próximo, afirmando: “O escoteiro caminha com as próprias pernas”.

Manoel de Almeida afirmava, desde o início de sua obra, que a criança, na filosofia caiomartiniana, era um ponto de partida para se atingir as grandes metas e conquistas sociais, oferecendo meios próprios para se enfrentar, globalmente, o desafio do complexo social, tendo como referência primeira o problema do menor no Estado. Atualmente, a Fundação Educacional Caio Martins se encontra vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE) e possui seis Centros Educacionais – Buritizeiro, Carinhanha (no município de Juvenília), Esmeraldas, Januária, São Francisco e Urucuia (Riachinho). Todas as cidades que abrigam a FUCAM têm em comum estarem às margens do Rio São Francisco ou de um de seus afluentes.

Serviço:

Exposição do Ciência em Movimento

25/06 a 27/06: das 8h às 12h e das 13h às 17h
28/06: das 8h às 11h
Local: Quadra de Esporte Antônio Ortiga
Rua Antônio Ferreira de Alkmin, 230
Temas: Serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, dengue e leishmaniose, além de videoteca e oficinas de arte.

Palestra “Animais Peçonhentos”

Jaqueline Leal dos Santos (Serviço de Proteômica e Aracnídeos)
Daniel Gonçalves Pinho (Serviço de Produção de Soros)
Data e horário: 25/06/19 das 08h às 12h