Aconteceram na manhã desta quinta (06/06), o 12° Colegiado Regional da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o 114° Fórum de Saúde Mental da Regional de Saúde de Manhumirim.

MG 8815

Entre as pautas, estava o matriciamento de saúde mental apresentado pela rede em saúde mental de Carangola. O momento marcante do encontro foi uma apresentação cultural de interação, realizada por usuários e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Tipo I de Lajinha.

Outros destaques foram os trabalhos do Centro Convivência e Cultura de Caparaó, que desenvolve o programa de geração de trabalho e renda e também o estudo de caso clínico apresentado pelo CAPS do tipo I do município de Divino.

De acordo com o diretor da Regional de Manhumirim, Juliano Estanislau Lacerda, as ações em saúde mental devem ter esse olhar de acolhimento por parte dos profissionais de saúde. “É gratificante ver toda essa dedicação e realmente estamos colhendo resultados de iniciativas que priorizam a população assistida pelo programa de saúde mental e outros programas que apoiam as iniciativas”, frisou o diretor.

Para Marcos Alexandre de F. Moreira, Referência em Saúde Mental da regional de saúde de Manhumirim, essa participação ao colegiado mostra que o planejamento vem sendo executado e as experiências que estão dando certo colocam Minas Gerais e a Regional em destaque. “Temos muito ainda para ser feito, no entanto ao ver resultados como o que presenciamos hoje nas apresentações nos deixam satisfeitos, pois estamos resgatando auto estima de pacientes e mudando a vida de famílias que em outrora sofriam com seus entes queridos em situações de crise e sem acolhimento”, explicou.

Por Antônio Rodrigues Nogueira