Terminou nesta sexta-feira (31/5), a capacitação do Programa de Controle da Doença de Chagas para Agentes Municipais de Saúde. Iniciado semana passada ( 20/5), no município de Itatiauçu, o encontro contou com a participação de 9 municípios do Centro-Oeste,entre eles Córrego Fundo, Itapecerica,Onça do Pitangui, Cristais, Medeiros, Piracema, São José da varginha, São Francisco de Paula e e o município sede do treinamento.

O objetivo foi padronizar as atividades voltadas para o Programa de Controle da Doença de Chagas. Os profissionais participantes tiveram dois momentos, um teórico e outro de dispersão na zona rural. A metodologia do Controle, atribuições dos agentes, transmissão da doença, diagnóstico, tratamento, diário de pesquisa do agente, borrifação e Equipamentos de Proteção Individual foram alguns temas abordados na parte teórica.

Por outro lado, a dispersão é fundamental para que o agente conheça o habitat do barbeiro e tenha contato com os moradores do campo, pois a implantação do programa os beneficia diretamente.

“Este programa é essencial para a população rural que é a mais suscetível à doença, além de estar havendo a reinfestação de barbeiro infectado na região. Estas cidades estavam com o programa parado. Agora, estamos oferecendo este treinamento para eles darem início aos trabalhos”, ressaltou a referência do Programa da Regional de Saúde de Divinópolis, Orivaldo Campos Silva.

Doença de Chagas

A doença de Chagas cientificamente conhecida como Tripanossomíase americana é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi transmitido pelo barbeiro, inseto hematófago (que se alimenta de sangue). A pessoa infectada pode evoluir para um quadro agudo da doença ou crônico. No agudo, a doença pode apresentar de forma indeterminada sem nenhuma manifestação clínica e laboratorial. No quadro crônico, o paciente pode apresentar complicações cardiácas, digestiva ou mista (cardiácas e digestivas).

Créditos: Orivaldo Campos Silva

Após a confirmação da doença, o tratamento deve ser indicado por um médico. O medicamento é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, mediante a solicitação da Secretaria de Estado de Saúde. A sua utilização é indicada para pessoas que tenham a doença na forma aguda.

Por Willian Pacheco