O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitou nesta quinta-feira (23/5), em Ipatinga, no Vale do Aço, o Hospital Márcio Cunha. A unidade é administrada pela Fundação São Francisco Xavier e permite o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada.

O objetivo da visita foi conhecer mais detalhes sobre o modelo de administração do hospital e buscar soluções para os dez hospitais regionais de Minas que estão com as obras paralisadas desde a gestão passada. A programação faz parte do projeto do governador “Giro pelo Estado”, que visa fortalecer a presença de representantes do governo em todas as regiões mineiras. Além de Ipatinga, Romeu Zema também esteve em Governador Valadares nesta quinta.

“Fiz questão de vir conhecer o hospital que é modelo não só para a região, mas para toda Minas Gerais. É isso que queremos expandir dentro do Estado neste momento tão difícil, onde a área da saúde foi seriamente afetada. Hoje temos em Minas nove hospitais regionais em diferentes estágios de obras, suspensos há alguns anos, e estamos fazendo um chamamento público para tentarmos encontrar soluções para essas unidades”, ressaltou o governador.

Créditos: Renato Cobucci/Imprensa MG

“Um dos modelos que enxergamos como mais viável é exatamente esse de fundação, que tem 60% dos leitos destinados ao SUS e, com esses outros 40% a entidade tem a oportunidade de se viabilizar. Se conseguirmos algo que se assemelha a esse hospital, Minas terá outro patamar em atendimento na saúde”, completou Zema em coletiva à imprensa após conhecer a UTI Pediátrica e Neonatal, o Corredor da Urgência Clínica, a Ala Pediátrica do Pronto Socorro e conversar com médicos e pacientes.

A superintendente do hospital, Thatiane Olivier Ticom, explica que a unidade é referência para 1,6 milhão de habitantes da região e que, em 2018, foram realizadas 35 mil internações, sendo 21 mil pelo SUS. “Somos o 4º hospital em número de internações e o 3º em número de partos, tudo isso pelo SUS”, pontuou.

No último dia 14, a Secretaria de Estado de Saúde publicou edital de Tomada Pública de Subsídios para obter estudos e levantamentos que vão embasar a elaboração de modelos de negócios para a conclusão das obras e início da operação dos Hospitais Regionais do Estado. O prazo para apresentação dessas propostas termina no próximo dia 29.

Por Agência Minas