A Regional de Saúde de Ituiutaba realizou, na última terça feira (21/05), oficina sobre Qualificação das Visitas Domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O objetivo é fornecer aos agentes conhecimentos sobre as atividades que precisam desempenhar nos municípios, qualificando as visitas.

A oficina contou com a presença dos coordenadores e enfermeiros dos municípios de Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina Gurinhatã, Ipiaçu e Santa Vitória, que neste primeiro momento foram escolhidos por serem historicamente responsáveis pela capacitação e pelo acompanhamento das ações dos agentes comunitários de saúde. Além disso, os municípios assumiram a atribuição de supervisão do trabalho dos agentes, considerando a Política Nacional da Atenção Básica.

Os ACS têm importante papel no fortalecimento e integração da Atenção Primária e a comunidade. Por meio de visitas domiciliares os agentes têm a função de monitorar e avaliar as condições de saúde da população, com o intuito de diminuir as internações hospitalares e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Créditos: Elizeth Adad Guimarães

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Ituiutaba, Lívia Maia, a oficina proporcionou um momento de reflexão sobre a teoria e a prática nas ações dos ACS’s. “Através das vivências dos enfermeiros e coordenadores e suas realidades foi possível refletir sobre a teoria e a prática nas ações. O objetivo é realizar várias outras oficinas para o fortalecimento dessas ações”, explica.

A oficina foi dividida didaticamente em três momentos. No primeiro foi realizada uma breve introdução considerando as legislações vigentes, destacando as atribuições dos ACS. No segundo momento os participantes foram divididos em dois grupo, onde o primeiro grupo representou as vivências reais, e o segundo grupo as vivências ideais, ambas no contexto das visitas domiciliares dos ACS. Por fim, no terceiro momento, foi feita a identificação dos problemas/nós críticos com as respectivas soluções.

Durante a oficina foram apresentadas propostas, entre elas a necessidade da realização de oficinas em todas as unidades de saúde considerando as diversas realidades e necessidades de cada município e/ou território; a construção e qualificação das visitas domiciliares; a necessidade de propagar as experiências exitosas através de um Seminário; a proposta de construção de formulário com um roteiro de visita para o ACS; e a realização de mais uma oficina, que seria a segunda, para a construção de um roteiro de visita.