A Regional de Saúde de Ituiutaba realizou na última terça-feira, 21/5, uma reunião técnica com os coordenadores da Atenção Primária, Nutricionistas e Farmacêuticos dos municípios de Cachoeira Dourada, Campina Verde, Anápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatá, Ipiaçú Ituiutaba e Santa Vitória. O objetivo do encontro foi o alinhamento do Programa Nacional de Suplementação de Ferro, que é realizado desde 2005 pelos municípios. Na ocasião, também foi apresentado aos municípios a importância da inserção dos dados que devem ser informados no E-Gestor mensalmente.

20190521 143209

A reunião foi de grande importância para alinhamento das condutas, bem como instruir a alimentação do sistema. Na oportunidade, foi apresentado o Programa Crescer Saudável, que consiste em ações de implementação do Programa Saúde na Escola, com o intuito de prevenir a obesidade infantil. Esse ano o programa Crescer saudável esteve disponível para adesão aos municípios brasileiros que haviam feito adesão ao PSE ciclo 2019/2020. Todos os municípios da jurisdição da regional de Ituiutaba fizeram adesão ao Programa Crescer Saudável.

Foi orientado que os municípios realizassem as ações de avaliação do estado nutricional, atividades coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável e promoção das práticas corporais e o encaminhamento das crianças com desvio nutricional para o atendimento individual e familiar nas escolas do ensino fundamental aderidas ao PSE.

Nesse momento, é importante a articulação do GTI-M para o planejamento das ações, parceria com outros setores do município como secretaria de esportes e profissionais da secretaria de educação. Os municípios que possuem academia da saúde devem utilizar o espaço para a realização das atividades de práticas corporais, levando o conhecimento através de atividades lúdicas.

Segundo Tatiana Maria Mendes Barbosa, referência técnica da Regional, “O programam precisa ser melhorado dentro dos municípios, e que eles deverão criar estratégias para melhorar a distribuição, já que vai ajudar a melhorar um dos principais problemas de saúde pública atual”, concluiu.

Por Elizeth Adad Guimarães