Teve início nessa segunda-feira (20/05), a capacitação realizada pela Regional de Saúde de Passos em parceria com municípios, voltada para Agentes de Controle de Endemias (ACEs) de Itamogi, São Roque De Minas, Itaú de Minas, Ibiraci, Cássia, Bom Jesus da Penha e São José da Barra.

O treinamento, promovido pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) da Regional, segue até a próxima sexta-feira (24/05), e tem como objetivo instrumentalizar os ACEs na identificação de larvas dos principais vetores responsáveis pela Dengue, viabilizando a adoção de medidas de profilaxia e controle em tempo oportuno de se evitar epidemias.

A Superintendente Regional de Saúde, Kátia Rita Gonçalves, considera de suma importância a capacitação dos ACEs neste momento em que a maioria dos municípios está com servidores recém-contratados em processos seletivos, pois só assim poderão exercer suas funções técnicas de modo a intervir no processo saúde-doença das arboviroses. “Estamos prontos para atender demandas dos gestores de saúde, principalmente nestes momentos de renovação do efetivo municipal de ACEs, pois nosso compromisso é que todos possam fazer uma ótima gestão da saúde em seus municípios”.

O técnico responsável pelo laboratório Regional de Entomologia, Gilmar Moreira Vilela, é p responsável por conduzir o treinamento e as aulas terão conteúdo teórico e prático, incluindo atividades de campo e manuseio dos sistemas de informação.

Créditos: Regional de Saúde de Passos

A coordenadora do NUVEAST, Marcia Silva, considera a capacitação um instrumento libertador para o município, tendo em vista que uma ação descentralizada confere mais autonomia e comprometimento aos responsáveis em exerce-la.

“A capacitação é de fundamental importância para que a qualidade da atenção à saúde seja garantida ao usuário e nossa expectativa é capacitar em outras áreas, de acordo com as demandas do serviço. Para isso, a Regional de Saúde de Passos disponibiliza um instrumento para que os gestores e áreas técnicas apresentem suas demandas, as quais certamente nossa equipe técnica estará atendendo”, enfatizou Marcia Silva.

Por Regional de Saúde de Passos