A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou, nesta terça-feira (16/04), a Campanha Publicitária de Vacinação contra a Gripe. Com o slogan ‘Gripe é doença séria. Vacine-se’, a campanha tem como objetivo mobilizar a população que faz parte do grupo prioritário para comparecer aos postos de saúde e se imunizar contra a doença.

Crédito: Marcus Ferreira

A campanha, que já está sendo veiculada em todo o estado, conta com peças para televisão, rádio, jornal impresso, outdoor social, ônibus e metrô, cinema, Facebook, Instagram e material gráfico composto por 50 mil cartazes e 500 mil flyers. Além de informações sobre a vacinação, a campanha apresenta alguns cuidados importantes na prevenção da doença, alertando a população para a necessidade de adotar hábitos simples como lavar frequentemente as mãos com água e sabão e evitar locais fechados com aglomeração de pessoas.

» Clique aqui para acessar os materiais de divulgação da campanha.

Ao todo, cerca de 6.018.977 de mineiros devem ser imunizados durante a campanha de vacinação. O número representa a meta, que é vacinar 90% do grupo prioritário. O objetivo da vacina é reduzir internações, complicações e óbitos causados pelo vírus da Influenza. Além disso, Minas Gerais adotou como estratégia atualizar os cartões de vacinação de toda a população que for se vacinar contra a gripe.

Conforme explica o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, a vacina é a maior ação pública para combater a gripe e evitar complicações decorrentes da doença. “A vacina é incorporação de tecnologia na saúde das pessoas. A população que abre mão de se vacinar está optando por hábitos de saúde do passado. Não há, portanto, dúvidas de que a vacina traz benefícios para a sociedade, sendo fundamental na redução do número de casos da gripe grave, quando há risco de vida”, afirma.

A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 10 de abril e segue até 31 de maio, sendo o dia 04 de maio o Dia de Mobilização Nacional. Ao longo da campanha, serão distribuídas 6.500.500 doses da vacina contra a gripe aos municípios do estado. Até o momento, a SES-MG recebeu 60% do quantitativo, o que equivale a 3.888.670 doses. Para se vacinar, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde com o cartão de vacinação em mãos.

Para o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG, Dario Brock Ramalho, a vacinação contra a gripe é uma medida fundamental de prevenção. “A influenza tem um potencial de dano elevado e alta transmissibilidade. A imunização, nesse contexto, é uma das ações que mais salva vidas e deve ser encarada como um instrumento de prevenção”, explica.

Público da campanha

A novidade da campanha deste ano é a ampliação da vacina para crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Em 2018, somente crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias recebiam a vacina contra a gripe.

Crédito: Marcus Ferreira

Além das crianças, fazem parte do público da campanha adultos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Até o dia 22 de abril o foco é vacinar as crianças e gestantes devido à vulnerabilidade desse público. Além disso, essa população ficou abaixo da cobertura preconizada na campanha do ano passado. A partir do dia 22 de abril não haverá mais priorização e a vacinação será destinada para todos os grupos prioritários.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida, além de se imunizar contra a gripe, é importante que o público da campanha aproveite para atualizar o cartão de vacina. “Além da vacinação da influenza, temos trabalhado com a atualização do cartão. Essa é uma ótima oportunidade para a população atualizar o esquema vacinal, especialmente as gestantes. Inclusive, a gestante pode e deve se sentir segura para se vacinar”, disse.

Eficácia da vacina

Dados apontam que a vacinação cumpre seu papel de reduzir o número de complicações e internações decorrentes da gripe. Em 1998, por exemplo, o número de internações por pneumonia/gripe no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado foi 119.436. Já em 2018, o número de internações caiu para 69.867.

A vacina é segura e mesmo quem se vacinou no ano passado deve se imunizar novamente. Isso porque o vírus Influenza muda constantemente e requer uma reformulação da vacina a cada ano. Ou seja, as vacinas que foram distribuídas na campanha de 2018 não são as mesmas de 2019.

Outra novidade é que este ano a vacinação não será contraindicada para aqueles que possuem alergia leve ao ovo. Já para quem possui alergias mais severas ao produto, a vacina deverá ser administrada em ambiente hospitalar.

Dados da gripe em Minas

Em 2019, até o momento (16/04), foram confirmados 13 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus da Influenza (gripe). Dos 13 casos de SRAG causados pelo vírus Influenza, 11 foram do tipo Influenza A/(HINI)pdm09, 1 pelo tipo Influenza A não subtipado e 1 pelo tipo Influenza B. Foi confirmado, em 2019, um (1) óbito associado ao vírus da Influenza A (H1N1)pdm09, do município de Belo Horizonte.

Crédito: Marcus Ferreira

A gripe

Causada pelo vírus Influenza, a gripe afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, incluindo a morte, se não for tratada a tempo. Entre os principais sintomas está o aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde.

Ainda que possa ocorrer durante todo o ano, a gripe é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem. Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, possuem um risco maior de desenvolver complicações. Por isso, diante de qualquer sintoma da gripe, é fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo e não tomar medicamentos sem orientação médica.

» Clique aqui para mais informações sobre a doença e a campanha de vacinação.

Como se prevenir

Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, a vacinação é fundamental como estratégia de prevenção contra a gripe. Contudo, tanto a população vacinada quanto aqueles que não integram esse grupo devem tomar alguns simples. Entre eles, lavar as mãos com água e sabão, manter as vias respiratórias bem hidratadas para evitar a entrada de vírus e bactérias, evitar locais com aglomerações de pessoas e pouca circulação de ar, manter as janelas dos ônibus sempre abertas, jogar lenços de papel no lixo, usar a parte interna do braço ao tossir ou espirrar, evitar compartilhar alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos de uso pessoal.

No caso de crianças menores de seis meses, que ainda não receberam todas as vacinas, é importante não deixá-las expostas a locais com aglomerações, como shoppings e ônibus.

» Clique aqui para conferir a apresentação do lançamento da Campanha

Confira o vídeo da apresentação do lançamento da Campanha:

Abaixo, confira o aúdio com as perguntas e respostas da coletiva de imprensa:

Por Jéssica Gomes