A Regional de Saúde de Varginha promoveu, entre os dias 10 e 11 de Abril, seminário para a utilização do e-SUS AB – Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O treinamento teve como público-alvo profissionais de saúde dos 50 municípios na circunscrição da Regional e ocorreu no auditório do Centro Administrativo Sul de Minas, contando com um seminário sobre o sistema. Fernando Mesquita, coordenador do Núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Varginha, abriu o evento destacando a importância do e-SUS e enfatizando a necessidade de fortalecimento da atenção básica.

DSC00809

Fernando Braga Conde, analista de Suporte em Tecnologia da Informação da Regional Varginha, deu início à reunião orientando os presentes sobre a atualização do e-SUS, o procedimento de instalação do PEC e também, as formas de armazenamento Backup/Restaurar, para que não haja perda de dados. “É de extrema importância que essas cópias de segurança da máquina sejam feitos diariamente, assegurando assim, o correto arquivamento dos dados do paciente”, afirmou o analista.

A referência do Programa e-SUSAB, Mônica Maciel, apresentou a estratégia, enfatizando o objetivo de utilizá-la não somente como envio de dados, mas também, como ferramenta de gestão nas equipes de atenção básica. Declarou também que ideia é unificar os dados do paciente em uma plataforma e, assim, proporcionar um atendimento especial para cada indivíduo, evitando o retrabalho de digitação.

Mônica Maciel também apresentou o diagnóstico de utilização do sistema nos 50 municípios de abrangência da Regional e explanou sobre suas configurações e funcionalidades conforme o perfil de cada profissional de saúde. As configurações inicias no e-gestor AB e transmissão de dados e também foram abordadas. No encerramento, foi realizada uma atividade em grupo para análise dos dados compostos em relatórios, na qual os profissionais puderam apresentar as discussões e sanar dúvidas sobre o correto manuseio e inserção dos dados dos atendimentos no prontuário eletrônico.

Por Mariana Ribeiro