O Núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Teófilo Otoni realizou, nesta quarta-feira (10/04), o primeiro encontro do ano com os coordenadores da Atenção Primária dos 32 municípios que compõem a Macrorregião Nordeste. Também participaram do encontro os profissionais dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e os responsáveis pelas Práticas Integrativas e Complementares (PICs) nos municípios.

Durante a reunião, foram repassadas as novidades trazidas pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) para 2019 e apresentadas as ações que serão desenvolvidas nos municípios no decorrer deste ano. “O objetivo desse evento é alinhar as ações dos municípios com a PNAB”, afirma o Coordenador do Núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Flamorion Alves Fonseca.

No período da tarde, foram formados ciclos de debates em que foram discutidas as ações desenvolvidas pela Promoção à Saúde, pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e as Práticas integrativas e complementares.

Créditos: Déborah Ramos

Conforme explica Adriana Agostini, referência técnica do PMAQ e das PICs da Superintendência Regional de Saúde Macrorregião Nordeste, os encontros presenciais permitem um diálogo maior com os municípios. “Além disso, os encontros proporcionam trocas de experiências, visando sempre melhorar a qualidade da saúde da população mineira”, afirma.

O encontro contou também com a participação da fonoaudióloga Daniane Novais, que falou sobre a importância da Triagem Auditiva Neonatal, ou “Teste da Orelhinha”, nos recém-nascidos. “O teste é rápido, indolor e detecta as alterações da audição do bebê”, declarou Daiane.

Por Déborah Ramos Goecking