Nessa segunda-feira (11/03), uma equipe da Regional de Saúde de Divinópolis se reuniu com professores e diretoria da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). O encontro ocorreu no Campus de Divinópolis e teve como objetivo apresentar o diagnóstico da situação da mortalidade Materna e Infantil da Região Ampliada Oeste (RAS-Oeste), para que Estado e Universidade possam desenvolver trabalhos que qualifiquem a atenção à gestante.

Os técnicos da Regional apresentaram a taxa de mortalidade infantil e fetal das seis regiões de saúde que compõem a Região Ampliada, quais regiões possuem dados mais preocupantes, as principais causas de óbitos em recém nascidos, os óbitos maternos, a taxa de resolutividade da região dos partos de risco habitual e alto risco, além de exemplificar o percentual de gestantes com o mínimo de 7 consultas de pré natal.

Créditos: Willian Pacheco

A Referência do óbito da Regional de Saúde de Divinópolis, Nayara Dornela Quintino, ressaltou que o Diagnóstico apontou apenas 5,2% das cidades da RAS OESTE possuem percentual mínimo de 90% de gestantes com 7 consultas de pré-natal e 57% dos municípios com pelo menos 80% de suas gestantes concluem o pré-natal com 7 consultas.

“Esses dados sugerem falhas na assistência à gestante na atenção primária, evidencia-se a necessidade de rever as rotinas, protocolos e capacitação de equipe, pois é sabido que um pré-natal adequado pode prevenir ou detectar intercorrências precocemente,diminuindo riscos para mãe e filho”, destacou a referência.

Ao final da reunião, ficou pactuado que a Universidade indicará dois integrantes para participar do Comitê Regional de Prevenção ao óbito Materno Infantil e fetal, bem como a inserção da abordagem da saúde materno e infantil nos currículos dos alunos de enfermagem e medicina, a organização de um simpósio e um curso de atualização a distância para profissionais dos municípios.

“Esta integração com a Universidade é baseada na experiência de vocês no campo da saúde coletiva e dos projetos que já desenvolvem. Tem muitas iniciativas da UFSJ e queremos ampliar isto para toda a região”, disse, o Superintendente Regional de Saúde de de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva.

“Nós já fizemos alguns projetos juntos com o Estado e a ideia é trabalhar em parceria”, acrescentou o diretor do Campus do Centro-Oeste Dona Lindu, Eduardo Sergio da Silva.

Por Willian Pacheco