Em reuniões das Comissões Intergestores Regionais – (CIR) realizadas nesta segunda-feira, 11/03, em Coração de Jesus e Montes Claros, a Regional de Saúde de Montes Claros iniciou a divulgação da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em todo o país a campanha será realizada no período de 10 de abril a 31 de maio. O público alvo representará, aproximadamente, 59,1 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Crédito: Pedro Ricardo

Nesta segunda-feira, durante reunião realizada no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros, o Coordenador de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos, destacou a importância de os municípios começarem a se organizar para a realização da Campanha. Isso porque, neste ano o público alvo será ampliado com a inclusão das crianças menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Até 2018 a vacina estava disponível para as crianças com 5 anos incompletos.

Além das crianças, também serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

CADERNETA DE VACINAÇÃO

Nesta campanha também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da criança e da gestante. A iniciativa do Ministério da Saúde busca o resgate e vacinação de não vacinados, por considerar o risco para as doenças imunopreveníveis, além das baixas coberturas vacinais neste público.

No período de 15 a 19 de abril, em todo o país, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças e gestantes para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das secretarias estaduais de saúde e das secretarias municipais de saúde. Durante toda a Campanha estima-se o funcionamento de, aproximadamente, 41.858 postos de vacinação; o envolvimento de 196.526 pessoas e a utilização de 21.515 veículos.

Os recursos financeiros federais administrados pelo Fundo Nacional de Saúde, repassados pelo Ministério da Saúde aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios, referentes à campanha de vacinação anual contra a influenza, serão organizados e transferidos fundo a fundo, de forma regular e automática, em conta corrente específica e única e mantida em instituições oficiais federais.

DESCENTRALIZAÇÃO

A partir deste mês, o Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Denílson Paranhos Costa, decidiu realizar reuniões descentralizadas de CIR nas cinco regiões de saúde que integram a SRS de Montes Claros. A iniciativa objetiva possibilitar aos gestores municipais discutir com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) temas específicos de suas localidades. Além dos gestores municipais de saúde também participam das reuniões dirigentes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais – (Cosems).

Nesta terça-feira, 12, será realizada reunião de CIR na microrregião de Janaúba/Monte Azul; quarta-feira, em Francisco Sá; e, quinta-feira, na região de saúde Salinas/Taiobeiras.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão