Para intensificar a campanha estadual de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e a Aids (IST/AIDS), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) distribuiu, por meio da Regional de Uberaba, cerca de 170 mil unidades de preservativo masculino, além de 8 mil unidades de gel lubrificante aos 27 municípios da Região Ampliada de Saúde Triângulo Sul. Em Conquista, os profissionais fizeram uma parceria com o comércio local para incentivar a prevenção. Os preservativos estão sendo disponibilizados em lojas, supermercados e outros estabelecimentos.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e responsável pela ação, Aline Pereira Maniêz, o objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos aos preservativos. Segundo ela, “especialmente no período de carnaval, em que a vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis é maior, buscamos sensibilizar a população para a importância da prevenção. Muitas vezes, por falta de tempo, as pessoas não conseguem ir nas unidades de saúde para buscar preservativos e, além disso, a timidez também pode atrapalhar. Alguns se sentem constrangidos de buscar esse material na unidade, mas, por outro lado, no comércio isso se dá de forma mais espontânea”.

Créditos: Sara Braga

Jaime Salomão, proprietário do Supermercado Central de Conquista, gostou da iniciativa. “Foi uma atitude simples, porém brilhante, da Secretaria de Saúde disponibilizar o preservativo para os cidadãos no comércio, pois isso pode evitar muitos agravos de saúde. Além disso, com o apoio da divulgação que vem sendo feita através das mídias digitais, o resultado está sendo melhor que o esperado”.

De acordo com Denise Maciel Carvalho, referência técnica em IST/AIDS da SRS Uberaba, em 2018 foram notificados 393 novos casos de AIDS, 830 casos de sífilis, 335 casos de sífilis em gestantes e 162 casos de sífilis congênita. Ela afirma que “a população precisa receber orientações constantes sobre a importância do uso de preservativos. Por essa razão, iniciativas como a do município de Conquista, que ampliou o acesso da população ao preservativo, são muito bem-vindas”.

Por Sara Braga