No ano de 2018, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) contabilizou 5.857 ações de Mobilização Social em Saúde, relatadas pelos diversos núcleos, municipais e regionais, que integram a Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde. Dentre as ações de mobilização social, sobressaíram, em número, as de “Enfrentamento ao Aedes aegypti”, com 2.533 ações e as de “Promoção à Saúde” com 578. As regionais que mais se destacaram também em número de ações realizadas foram Pouso Alegre, com 1.220, Montes Claros, com 771, e Ituiutaba, com 607. E, ainda em números, entre 2014 e 2018, houve um significativo aumento de 156,7% de ações relatadas pelos Núcleos Municipais.

Profissionais de saúde da ESF Boa Vereda de Cima, do município de Bom Repouso, pertencente à Regional de Saúde de Pouso Alegre, em novembro de 2018, realizaram ações mobilizando os homens do município, com idade a partir dos 40 anos, para realizarem o exame de PSA, buscando a prevenção do câncer de próstata. | Arquivo SMS de Bom Repouso

Realizadas cotidianamente pelos mobilizadores dos núcleos municipais e regionais, com o objetivo de incentivar a participação ativa da sociedade, essas ações têm um papel fundamental na efetividade das políticas públicas de saúde. São coletivas, organizadas em torno do mesmo objetivo, envolvendo vários atores, como parceiros, mobilizadores, público em geral, além da participação institucional.

Segundo o coordenador de Mobilização Social, Publicidade e Propaganda da SES-MG, Joney Fonseca Vieira, participar ou não do processo mobilizador é um ato de escolha. “A adesão se dá quando o indivíduo se envolve e toma consciência da necessidade de participar. Não há como o poder público obrigar uma pessoa hipertensa a ter o hábito de uma alimentação saudável, por exemplo. É preciso que ela saiba que é o melhor para seu bem-estar”, argumentou.

Profissionais de saúde da ESF e Nasf da SMS do município de Mamonas, pertencente à Regional de Saúde de Montes Claros, convidaram as mulheres do município, para se reunirem, em outubro de 2018, para ouvirem palestras sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo uterino. | Arquivo da SMS de Mamonas

A Rede Estadual

Como estratégia de Comunicação Social, a Mobilização Social ocorre pelo compartilhamento de informações, conhecimentos e responsabilidades. Com o propósito de intensificar a prevenção e a promoção da saúde, em 24 de março de 2017, pela Resolução SES/MG 5663, a SES-MG instituiu a Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde, formada pelos Núcleos Municipais, Regionais e Nível Central. Esse último coordena toda a Rede, mas, pela multiplicidade do território mineiro, com 853 municípios e regionalidades distintas, o Núcleo Central não padroniza as ações no estado. Ao contrário, incentiva que cada unidade mobilizadora crie ou ajuste as ações à sua realidade local, em prol do tema de saúde pública proposto. Atualmente, temos identificados, 737 Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde em todo o estado.

» Clique aqui e acesse os Relatórios de Ações de Mobilização Social

Total de ações de Mobilização Social por regional de saúde