Com o objetivo de ajudar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais a solucionar as suas dúvidas de uma maneira simples e rápida, o MG App, aplicativo disponibilizado pelo Governo do Estado, irá oferecer, até o final deste mês de dezembro, um link com Perguntas Frequentes (PF) com questionamentos relacionados aos medicamentos ofertados no Estado. A composição das perguntas foi formulada por meio da identificação das principais demandas realizadas pelos usuários feitas pelo serviço telefônico 155 Lig Minas Farmácia de Todos, em 2018.
Para a superintendente da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Daniela Aguiar Alberto, a inclusão do Perguntas e Respostas no aplicativo, veio da avaliação sobre a necessidade em disponibilizar essas informações aos usuários de forma rápida, pelo celular, e aproximá-los ainda mais ao serviço.
“Essa inserção veio para facilitar o atendimento do usuário do SUS que busca suporte, permitindo que ele encontre de uma maneira simples e ágil as respostas para as suas dúvidas, é essencial investir na otimização dessa seção do site. A começar pela definição das perguntas que são, de fato, mais importantes. Quando o usuário se depara com uma lista corrida imensa de perguntas e respostas, é provável que ele consiga chegar à resposta que procura”, disse.
Acesso facilitado
Segundo o responsável pela gestão do canal de informações 155 LigMinas Farmácia de Todos na Superintendência Farmacêutica da SES-MG, Leonardo Verona, para ter acesso ao link, no MGapp, o cidadão deve acessar no menu a aba “Saúde”, e selecionar os serviços “Consulta Medicamentos” ou “Consulta Solicitação Medicamento”. Um link de acesso às Perguntas Frequentes será disponibilizado na página inicial desses dois serviços.
“A disponibilização do acesso às Perguntas Frequentes via MGapp irá auxiliar o cidadão a solucionar as suas dúvidas, de forma ágil, sobre o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Por meio do link, o cidadão terá acesso às principais dúvidas do CEAF, como documentações exigidas para abertura de solicitação, validade e renovação de documentações/exames, informações sobre o trâmite da solicitação de medicamentos do CEAF, como acompanhar a situação da solicitação, entre outros”, explicou.
Ainda segundo Leonardo, desde de 2018, o cidadão mineiro que possui uma solicitação de medicamentos do CEAF pode consultar pelo MGapp a situação de sua solicitação. Além disso, caso a solicitação do paciente tenha sido deferida, é possível consultar a disponibilidade do(s) seu(s) medicamento(s) no estoque de sua Farmácia.
“Para acessar ao serviço, basta selecionar a aba Saúde no menu do aplicativo, selecionar o serviço Consulta Solicitação de Medicamento, e informar o número do CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e data de nascimento do paciente. O cidadão também pode consultar, por meio do aplicativo, se o seu medicamento é padronizado pelo SUS. Para acessar o serviço, basta selecionar a aba Saúde no menu do aplicativo, selecionar o serviço Consulta Medicamentos e informar a cidade de residência e o nome genérico do medicamento”, finalizou.
MGapp
O aplicativo foi criado com o objetivo de reunir informações e facilitar o acesso do usurário aos serviços públicos estaduais, facilitando a resolução de problemas e busca por informações, de forma simples, rápida por meio do celular e outros dispositivo móveis.
Além de acessar endereços, sites, telefones úteis e horário de atendimento nas principais unidades de prestação de serviços, como delegacias e escolas, no aplicativo você encontra também os serviços on-line da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran).
Para mais informações sobre o MG App podem ser acessadas aqui.