Em 2018 foram registrados 20 casos confirmados importados de malária no estado de Minas Gerais. Mais recentemente, foram registrados 5 casos suspeitos de malária na Regional de Saúde de Governador Valadares e, após investigação clínica, epidemiológica e laboratorial, foram descartados de acordo com o processo de controle de qualidade do diagnóstico de malária, em atendimento às diretrizes nacionais do programa de vigilância e controle.

As notificações dos casos suspeitos de malária em Minas Gerais iniciaram em 17/08/2018. Nenhum dos casos apresentou sinais de gravidade, sendo que não foram registrados óbitos. Atualmente, não há casos suspeitos em investigação, que inclui a realização detalhada de diagnóstico laboratorial para verificar a presença do parasito. Desse modo, todos os casos suspeitos foram descartados.

A malária é uma doença febril aguda causada por parasitas e que se diagnosticada e tratada corretamente em tempo oportuno (em até 48 horas do início dos primeiros sintomas), tem cura. Saiba mais sobre a doença.

» Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico da Malária.

Por Jornalismo SES-MG