A Regional de Saúde de Barbacena, em parceria com Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), encerrou, nessa sexta-feira (15/06), o curso de Qualificação para Conselheiras e Conselheiros Municipais de Saúde da Região Ampliada de Saúde do Centro Sul. O encontro, que aconteceu entre os dias 11 e 15 de junho de 2018, no anfiteatro da Regional, teve como objetivo apresentar aos participantes instrumentos de intervenções para que acompanhem de forma mais qualificada, as discussões, negociações e pactuações das políticas públicas do SUS.

08.08 amamentar aleitamento

Segundo a referência técnica de Educação Permanente da Regional de Barbacena, Magna Lúcia da Silva, a capacitação “veio para fortalecer o papel do controle social no território, aprimorando o conhecimento dos conselheiros e conselheiras por meio das trocas de experiências sobre a realidade de cada município. Cursos como este ministrado aqui na região, valorizam o ensino-aprendizagem e fortalecem o SUS", disse.

Durante o encontro foram abordados assuntos relacionados ao Processo Histórico de Construção do SUS, Formas de Participação e de Controle Social nas Políticas Públicas de Saúde, Planejamento e Orçamento em Saúde e Financiamento em Saúde.

Para a Conselheira Municipal de Saúde de Desterro do Melo, Lívia Fernandes Pego, os temas abordados foram essenciais no auxílio do desempenho e desenvolvimento das ações realizadas pelo Conselho. “Foi muito gratificante participar dessa capacitação, pois ela veio para nortear as tomadas de decisões e a as ações do Conselho de Saúde”, finalizou.

Além das conselheiras e conselheiros do Centro Sul de Minas, participaram também Neste último dia contamos com a presença do Vice-Presidente do CES/MG, Ederson Alves da Silva, do Conselheiro Estadual de Saúde e membro da Câmara Técnica de Educação Permanente do CES/MG, Erli Rodrigues e Lavinne de Sousa Oliveira Silva, representando a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais – ESPMG.

Por Aniellen Vieira Santos