A Fundação Hemominas comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, nesta quinta-feira, em suas unidades do Estado. A data é celebrada em todo o mundo e o tema da Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano é “Seja Solidário. Doe Sangue. Compartilhe Vida”.

Para celebrar a data, o Hemocentro de Belo Horizonte terá uma programação diferente para os doadores durante todo o dia. Os candidatos a doação de sangue que comparecerem na unidade poderão participar das atividades e assistir as apresentações culturais da programação.

O Hemonúcleo de Divinópolis também fará homenagem aos doadores na unidade, das 9h às 10h. Também em função da data, o Hemonúcleo de Diamantina realizará uma coleta de sangue em horário especial. No dia 14 de junho a unidade ficará aberta de 18h as 21h.

Sobre a data

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado desde 2005, por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). A data de 14 de junho foi escolhida para celebrar os doadores voluntários de sangue, pois marca o nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, que deu início à classificação da tipagem sanguínea pelo sistema ABO e descobriu o fator Rh.

Programação no Hemocentro de Belo Horizonte

10:00 Apresentação Quadrilha Sangê de Minas
15:00 Apresentação Quadrilha Paixão Mineira

Para doar sangue

Para informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 – opção 1, ou acesse o site.

Abaixo, confira como está o estoque de sangue da Hemominas: 

 

 

Por Hemominas /ASCOM