Durante toda tarde desta segunda-feira (11/06), a Regional de Saúde de Juiz de Fora promoveu reunião para orientar os Coordenadores de imunização e coordenadores de campo/ vacinadores dos 37 municípios de sua jurisdição sobre a Campanha de Vacinação Antirrábica 2018. O objetivo do encontro foi organizar e otimizar a campanha de 2018 para que o resultado obtenha êxito nas ações de profilaxia da Raiva e boa cobertura vacinal para cães e gatos.

Os temas abordados pela Médica Veterinária/ Referência de Zoonoses Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Saúde do Trabalhador - NUVEAST/ TERROTÓRIO 4/SRS-JF, Dra. Glênia Maria de Magalhães Campos, durante a reunião foram: Raiva e as formas de profilaxia; Avaliação das coberturas municipais de 2017; Aumento da cobertura da regional de juiz de fora nos últimos 3 anos (tendência crescente); Análise de Pontos fortes e fracos; Como deve ser estruturada a campanha em zona rural e em zona urbana; Características da vacina que será utilizada esse ano; cuidados de conservação e aplicação; Organização da campanha com antecedência e boa divulgação; Distribuição de cartazes e Entrega de seringas e agulhas pelo almoxarifado.

Para Glênia de Magalhães, “a vacinação de cães e gatos é realizada para que esses animais não sejam transmissores da doença para as pessoas. Sendo assim, é importante que a população leve os seus animais para tomar a dose da vacina, prevenindo assim qualquer tipo de incidência da doença. A raiva é transmitida principalmente a partir de mordida, arranhões ou lambedura em pele lesada por animais infectados/doentes. Por isso a importância de uma boa cobertura vacinal contra raiva em cães e gatos”, finalizou.

Por Adriana Mendes

Enviar para impressão