Em reunião da Comissão Intergestora da Região Ampliada de Saúde do Norte de Minas – (CIRA), realizada ​na última ​sexta-feira, 8​/06​, no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria, os secretários de saúde de 86 municípios aprovaram e pactuaram o novo fluxo de atendimento aos usuários do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis – (IST/Aids/Hepatites Virais). O atendimento é realizado pelo Centro de Referência em Doenças Infecciosas de Montes Claros - (Ceredi) e pelo Centro de Referência em Doenças Infecciosas de Janaúba – (Cerdi)​. ​A definição do novo fluxo de atendimento dos usuários do Programa contou com a participação de referências técnicas da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS); da Gerência Regional de Saúde de Januária, representantes do Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais – (Cosems) e dos municípios.

cira 2

O atendimento dos pacientes é feito a partir do encaminhamento realizado pelos municípios através do S​istema Único de Saúde (SUS). A redistribuição dos municípios tem como objetivo melhorar a logística de transporte dos usuários para os serviços em Montes Claros e Janaúba.​ ​A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da ​Regional de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão explicou que com a pactuação firmada pelos gestores de saúde os pacientes do Programa IST/AIDS/Hepatives Virais terão maior comodidade no acesso aos centros de referência mais próximos de suas residências, o que possibilitará a redução dos índices de abandono dos tratamentos.

Sendo assim, salientou a coordenadora, “após a nova pactuação, os municípios que possuem Serviços de Atendimento Especializado – (SAE) passam a desempenhar de maneira mais clara e efetiva o seu papel regional. Isso porque, cada SAE deverá conter uma unidade dispensadora de medicamentos e um centro de testagem e aconselhamento, por meio dos quais será possível possibilitar que os pacientes do Programa IST/Aids/Hepatites Virais não abandonem os tratamentos”.

Portas de Entrada

De acordo com a nova pactuação, o Centro de Referência em Doenças Infecciosas de Montes Claros passará a atender os pacientes encaminhados pelas seguintes regiões de saúde: Montes Claros/Bocaiúva – (11 municípios); Francisco Sá (6); Coração de Jesus (5); Salinas/Taiobeiras (13); São Francisco/Brasília de Minas/Januária (20 municípios).

​Já no Centro de Referência em Doenças Infecciosas de Janaúba serão atendidos pacientes residentes nas regiões de saúde de Janaúba/Monte Azul (15 municípios); Salinas/Taiobeiras (3); Manga (5) e Januária (1 município).​ ​Para atendimento de pessoas expostas a materiais perfuro-cortantes; acidentes com materiais biológicos e exposição sexual consentida estão habilitados para atendimento o Hospital Universitário Clemente de Faria e a Santa Casa de Montes Claros; a Fundação Hospitalar Santo Antônio, de Taiobeiras; o Hospital Municipal São Vicente de Paulo, em Coração de Jesus; o Hospital Municipal de Francisco Sá; o Hospital Municipal de Januária e o Hospital Municipal Senhora Santana, de Brasília de Minas.​ ​Além disso, em Montes Claros o Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores da Aids – (Grappa) oferece aos usuários acomodações e refeições durante o acompanhamento; mantêm oficinas de artes; ministra palestras de prevenção em escolas e realiza testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais.

O município de Montes Claros conta também com o Movimento Gay das Gerais – (MGG) que desenvolve ações de prevenção do HIV/Aids e hepatites virais, com a distribuição de materiais educativos e preservativos em vários locais do município.

Fluxos

De acordo com a pactuação do novo fluxo de atendimento dos usuários do Programa IST/Aids e Hepatites Virais entre outras ações as secretarias municipais de saúde deverão garantir o deslocamento dos usuários para atendimento nos centros de referência de Montes Claros ou Janaúba, além de viabilizar a continuidade do acesso ao tratamento antirretroviral.

​Os municípios também deverão realizar atividades educativas para adesão aos tratamentos; campanhas de prevenção à saúde; promoção de ações de testagem na população local e populações chaves, após capacitação dos profissionais de saúde promovida pelos serviços de referência (SAE).​ ​Os municípios realizar o diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis; deverão assegurar aos pacientes o acesso a especialidades não contempladas no Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, assim como exames complementares e medicamentos básicos, conforme necessidade e prescrição do serviço regional.

O presidente do Cosems em Minas Gerais, Eduardo Luiz da Silva destacou a importância da definição do novo fluxo para encaminhamento de pacientes para os centros de referência no acompanhamento dos usuários do Programa IST/Aids e Hepatites Virais “levando-se em conta que a adequação da logística de transporte dos pacientes para o serviço especializado mais próximo irá viabilizar a redução de gastos por parte das secretarias de saúde”.

​Por sua vez a secretária de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta destacou a importância da readequação do fluxo de atendimento dos centros de referência em IST/Aids e hepatites virais lembrando que “os gestores municipais precisam unir esforços junto com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e com o Cosems para viabilizar a implantação de novos centros de referência no Norte de Minas a fim de que tenhamos condições atender com mais agilidade as demandas existentes”.

Por Pedro Ricardo