A Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, no período de 3 a 5/12, no auditório da Regional, uma reunião de alinhamento das ações de controle das doenças transmitidas pelo Aedes. O evento contou com a participação dos coordenadores de Zoonoses, Atenção Primária e de Vigilância em Saúde, que discutiram os diversos eixos de enfrentamento ao Aedes: Controle Vetorial, Vigilância Epidemiológica/Laboratorial, Assistência, Mobilização Social e do Comitê de Enfrentamento.

Credito Allan Campos 2 2

A referência técnica em Arboviroses, Davidson Rodrigues, apresentou orientações para a elaboração do Plano Municipal de Contingência Doenças Transmitidas pelo Aedes 2019-2020. “Este momento é muito importante, porque prepara os atores municipais para atuarem de forma alinhada, seguindo as ações e protocolos recomendados pela Secretaria de Estado de Saúde, o que resulta em melhor qualidade na assistência ao paciente”, explicou.

Para o ano de 2020, a Regional de Pedra Azul já prepara diversas ações para fortalecer o planejamento e execução das ações de arboviroses nos municípios, entre elas, o planejamento de capacitações no 1º semestre de 2020 e de indicadores e metas internas para acompanhar as ações realizadas pelos municípios por meio das reuniões dos Comitês Municipais de Epidemias e demais ações de mobilização social.

Por Allan Campos