Nessa quinta-feira (05/12) o Núcleo de Atenção Primária (NAPRIS) em parceria com o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena realizou uma reunião sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) com as referências técnicas dos municípios.

Crédito: Priscila Rezende

De acordo com a referência técnica do NAPRIS, Evaldo Sales, a reunião teve o objetivo de discutir o alinhamento conceitual sobre o tema. Buscando organizar os processos de trabalho nos territórios municipais, tendo em vista o planejamento das ações para o ano de 2020.

Na ocasião, as referências técnicas explicaram aos participantes a política que rege o PNCT. Também falaram sobre o funcionamento dos sistemas de informação utilizados pelo programa: Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF) e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).

Foi discutida também a linha de enfrentamento ao tabagismo, que consta do tratamento às pessoas usuárias do tabaco, através de sessões em grupo, já estruturadas pelo programa, as quais contam com a intervenção de uma equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde (APS).

“A reunião foi produtiva porque vislumbramos uma agenda positiva para ano de 2020 nos territórios municipais. Esta agenda vai buscar o aperfeiçoamento do programa, com vistas a um alcance mais abrangente no enfrentamento do tabagismo”, afirmou Evaldo.

Por Priscila Rezende