O Núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Uberaba está se reunindo, ao longo desta semana, com coordenadores de Atenção Primária da região para discutir a implantação, principais desafios e realizações dos indicadores estaduais de Atenção Primária à Saúde. As reuniões estão sendo realizadas por etapas, com as microrregiões de Uberaba (11/11), Frutal/Iturama (12/11) e Araxá (14/11).

Após oficina com mesmo tema, realizada no dia 31/10, com secretários e coordenadores de Atenção Primária, os profissionais levaram aos seus municípios as questões a serem trabalhadas junto às suas equipes e voltam agora, neste segundo momento, para discutir propostas de enfrentamento das principais dificuldades encontradas.

Créditos: Sara Braga

De acordo com Sheila Beatriz, coordenadora de Atenção Primária da Regional de Uberaba, “apesar das dificuldades financeiras que os municípios estão enfrentando, o estado está propondo estratégias para aperfeiçoar processos de trabalho e melhorar a efetividade da Atenção Primária”. Já a coordenadora da Atenção Primária do município de Conceição das Alagoas, Bárbara Mazete, afirma que a experiência foi positiva. Segundo ela, “discutiu-se em equipe estratégias para melhorar os indicadores e trocar experiências, dificuldades e idéias com outros municípios é muito válido”.

São os sete indicadores estaduais de Atenção Primária à Saúde: proporção de óbitos por causas evitáveis em menores de cinco anos, prevalência de desnutrição de crianças menores de dois anos acompanhadas no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), taxa de mortalidade prematura (de 30 a 69 anos) por Doenças Crônicas não Transmissíveis, proporção de internações por condições sensíveis à Atenção Básica (ICSAB), percentual de homogeneidade vacinal, razão de mortalidade materna e proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal.

Por Sara Braga