Foi realizada na Regional de Saúde de Manhumirim, nesta quarta-feira (13/11), uma oficina para alinhamento de investigações de óbitos e atuação dos Comitês de Prevenção de Óbitos Maternos, Fetais e Infantis. O evento reuniu referências municipais de investigação de óbito e profissionais de saúde dos municípios da área de abrangência da Regional.

Para a referência técnica em Sistemas de Informação em Saúde da Regional de Saúde de Manhumirim, Daria Aparecida de Oliveira, o evento foi uma oportunidade de alertar os municípios sobre prazos para lançamento de ocorrências de óbitos no sistema. "Pudemos, ainda, sensibilizar os participantes, para que esses dados sejam usados como informação no auxílio de políticas públicas de saúde e assim evitar que outros óbitos ocorram pelas mesmas causas. Nossa intenção é mostrar que são possíveis ações de prevenção”, ressaltou Daria Aparecida de Oliveira.

Sobre a atuação dos comitês de investigação de óbitos, foi realizado um levantamento prévio dos municípios que estão com comitês atuantes e profissionais que realizam as investigações de óbitos. “Os comitês têm uma função muito importante nesse contexto, pois são formados por profissionais de várias áreas da saúde. O resultado dessa atuação pode subsidiar medidas que impliquem na redução de óbitos materno, fetais e infantis nos municípios da área de abrangência da Regional de Manhumirim”, pontuou a referência técnica do Comitê de Mortalidade Materna, Fetal e Infantil, Referência Técnica do Comitê de Mortalidade Materna, Fetal e Infantil, Andressa Duarte de Aguiar.

Créditos: Antonio Rodrigues

“Esperamos que esse alinhamento e orientações sejam seguidos pelos municípios, pois sabemos da importância e o impacto positivo que resulta. Quando o gestor conhece as causas de óbitos de mulheres em idade fértil e crianças, é possível adotar medidas preventivas e isso salva vidas. Quero destacar e parabenizar os municípios que estiveram presentes à oficina e os que não puderam encaminhar seus técnicos nessa oportunidade, a Regional estará sempre disponível para dar o suporte e as orientações necessárias para o bom funcionamento do fluxo de investigações de óbitos”, destacou o diretor da Regional de Saúde de Manhumirim, Juliano Estanislau.

Por Antonio Rodrigues

Enviar para impressão