Nessa quarta-feira (13/11), a Regional de Saúde de Unaí promoveu, no auditório, capacitação para a implantação da Vigilância da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB). O evento contou com a presença de 19 referências técnicas que atuam na Atenção Primária à Saúde dos municípios que compõem a macrorregião Noroeste. Na oportunidade, os participantes tiveram contato com Sistema de Informação para notificação das pessoas em tratamento da Infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (IL-TB).

WhatsApp Image 2019-11-13 at 17.19.28 1 1

Para a referência técnica na Promoção da Saúde, na Atenção Primária da Regional de Unaí, Amanda Mares Santos, a padronização da vigilância da infecção latente da Tuberculose pelo IL-TB é positiva. “Até o momento, no estado de Minas Gerais, não tinha uma padronização para notificação destes casos de ILTB. Acredito que algumas dificuldades serão enfrentadas até que o sistema esteja em pleno funcionamento nos municípios da região. Durante a capacitação, percebi que os profissionais estão abertos e empenhados em implantar de fato a vigilância. Enquanto Regional de Saúde, nós temos que continuar monitorando, acompanhando e prestando apoio aos municípios para que essas informações cheguem ao IL-TB com qualidade”, afirmou.

A referência em Vigilância Epidemiológica do município mineiro de Riachinho, Wendel Cunha, disse que a implantação deste tipo coordenado de vigilância é bem-vindo na saúde pública. “Esse sistema de notificação é importante na captação das pessoas que têm a infecção latente da tuberculose no organismo e não manifestam nenhuma doença. Esse monitoramento visa a prevenção, o tratamento precoce, e pode evitar o adoecimento de pessoas que têm o Mycobacterium tuberculosis no organismo, mas ainda não manifestaram a doença. Além disso, a vigilância constante contribui para o corte da cadeia de transmissão da doença”, completou.

Por Antônio Maria Ferreira