A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, nesta quarta-feira (13/11), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, um encontro do secretário Carlos Eduardo Amaral com os servidores, com a participação do governador Romeu Zema e dos Subsecretários da pasta. O objetivo do encontro foi promover um canal direto de comunicação com os servidores, apresentando os principais programas norteadores da atual gestão da SES-MG, objetivos estratégicos e caminhos possíveis para a construção de um trabalho inovador e com resultados positivos para a saúde da população mineira.

Durante o evento, que reuniu cerca de 600 servidores da secretaria, foi lançado um canal contínuo de comunicação com o secretário. A partir de agora, todos os servidores poderão enviar sugestões que serão lidas e respondidas diretamente pelo secretário e o formulário ficará disponível na intranet da SES. O lançamento integra as ações da SES-MG para fomentar a inovação e participação ativa dos servidores no desenvolvimento de novos programas e ações de saúde no estado.

O governador Romeu Zema participou do encontro e destacou a importância do trabalho eficiente realizado pelos servidores para a ampliação dos serviços de saúde ofertados à população mineira. “Uma das coisas que precisamos trazer para o sistema público são métricas de eficiência, sem aumentar o recurso empregado. Na saúde, um erro pode custar uma vida, por isso precisamos melhorar a gestão que muitas vezes foi relegada para segundo plano. Queremos junto com vocês encontrar formas de tornar o Estado mais eficiente. Estamos trabalhando com uma restrição orçamentária como nunca se viu, mas não vamos transferir para ninguém aquilo que é problema nosso e que cabe a nós termos responsabilidade”, afirma.

Para o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, uma administração e gerenciamento com clareza e objetivos claros é fundamental e, por isso, foi desenvolvido um mapa estratégico que contempla os novos objetivos estratégicos e finalísticos da secretaria, além de missão, visão e valores que fomentam resultados de qualidade para os mineiros. “O time da secretaria sabe onde quer chegar e nosso objetivo é fazer com que a SES seja referência nacional em saúde pública nos próximos dez anos, trabalhando com inovação e criatividade, focando na entrega de resultados”, disse.

Créditos: Marcus Ferreira

Os novos objetivos estratégicos da SES englobam iniciativas relacionadas a processos e pessoas, gestão e regionalização e área financeira. Já os novos objetivos finalísticos adotados pela secretaria envolvem resultados diretos para a sociedade, incluindo a redução de vazios assistenciais conforme perfil de cada região, qualificação e ampliação do acesso da população à Atenção Primária à Saúde, à atenção secundária e terciária, além da promoção da comunicação e educação em saúde. “A função da SES, neste momento, é prevenir mortes evitáveis e oferecer o acesso integral da população aos serviços de saúde”, pontuou o secretário.

O secretário de Estado Adjunto da SES-MG, Marcelo Cabral, destacou a necessidade de desenvolver ações de maneira responsável, mas sem deixar de fomentar a inovação nos processos de trabalho. “É muito positivo ver essa quantidade de colegas aqui, gente com o mesmo propósito de entregar saúde de qualidade para os mineiros. Nós entregamos um produto que é muito caro e por vezes esbarramos nas questões relacionadas à legalidade. Mas podemos realizar tudo de uma maneira responsável, alinhada com os fundamentos da integridade ao que toca os órgãos de controle, mas não precisamos ser escravos de modo a embotar nosso pensamento”, disse.

Também participaram do encontro o chefe de gabinete da SES, Leonardo Nunes, o subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Marcílio Dias Magalhães, o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Dario Brock Ramalho, o subsecretário de Inovação e Logística em Saúde, Rafael Maia, o subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio e a superintendente de Regulação, Diana Martins Barbosa, representando o subsecretário de Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde, Nicodemus de Arimathea e Silva Junior.

Missão, visão e valores

Durante o evento, o secretário Carlos Eduardo Amaral apresentou a nova missão, visão e os valores que serão adotados pela SES e servidores ao longo da gestão. A missão está diretamente relacionada ao desenvolvimento, fomento e regulação das políticas de saúde, possibilitando o acesso de toda a população de Minas Gerais. A visão, por sua vez, está relacionada ao objetivo da SES de se tornar referência nacional em saúde pública nos próximos dez anos. Os valores, por fim, se dividem em agilidade, equidade, integralidade, simplicidade, austeridade, livre iniciativa e desburocratização. “Todas as nossas ações, a partir de agora, devem seguir esses valores, trazendo benefícios para a nossa política”, afirma o secretário.

Novos projetos estratégicos

Os novos projetos estratégicos da SES também foram apresentados, entre eles o Saúde em Rede, que tem como objetivo organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar. Por meio dele será desenvolvido um conjunto de ações educacionais para as equipes, voltado para a criação de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.

A Política Hospitalar também foi citada como estratégia para aumento da capacidade de resposta às demandas da população, melhora da cobertura dos serviços de urgência e emergência, ampliação do acesso da população aos serviços de média e alta complexidade e otimização da alocação de recursos. Todas as ações deverão resultar na satisfação dos usuários com os serviços de saúde ofertados e melhoria da qualidade de vida da população.

Projetos Estruturadores da SES

Durante o encontro, os novos Projetos Estruturadores da secretaria também foram apresentados aos servidores. Entre eles, o Centro Mineiro de Controle de Doenças (CMC), que possibilitará a criação do Instituto de Vigilância em Saúde – IVS, referência estadual em vigilância. Por meio dele será possível a otimização das ações existentes na Funed, Fhemig, Fiocruz e SES, tendo como objetivo o auxílio em epidemias, emergências em saúde pública e consequente redução de agravos. Será possível, ainda, uma organização da rede de vigilância e assistência a pacientes com diagnóstico de agravos crônicos transmissíveis.

O Inova SES, por sua vez, tem como objetivo promover a inovação na saúde de forma gratuita, por meio de parcerias com empresas startups. Através do programa diferentes startups terão a oportunidade de desenvolverem e implantarem seus produtos, em troca da incorporação das novas tecnologias pela SES. Já o Qualifica SES promoverá avanços na prestação dos serviços por meio da qualificação dos servidores, além da realização de parcerias com empresas de tecnologia, universidades e centros de pesquisa.

EncontroComOSecretario-Cred-Marcus Ferreira-37

Por fim, foi apresentada a Rede de Mobilização Social em Saúde, que realiza parcerias com diferentes frentes da sociedade para sensibilização da população sobre diferentes temas relacionados à saúde, incluindo controle do Aedes e fomento às campanhas de vacinação. Atualmente, Minas Gerais já conta com 745 Núcleos Municipais de Mobilização Social identificados. Somente em outubro foram contabilizadas 1.125 ações realizadas pelos Núcleos Municipais de Mobilização Social sobre diversos programas da saúde. Já em 2019, até o momento, houve a adesão de 237 instituições de diversos setores da sociedade à rede e 6.831 ações de mobilização social realizadas pelos núcleos municipais.

Por Jéssica Gomes

Enviar para impressão