As oficinas do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) aconteceram em Uberaba, nas salas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no período de 14 a 18/10. O curso é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com o Ministério da Saúde, por meio da qual já foram formadas outras sete turmas no estado, a fim de fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde. Participaram do treinamento os profissionais de Atenção Primária e Vigilância em Saúde de 11 municípios da Regional de Uberaba, sendo que está prevista uma segunda turma para o próximo ano, quando os demais municípios serão contemplados.

Crédito: Ivone Carneiro

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Regional de Uberaba, Denise Maciel, “o foco principal do EpiSUS é fortalecer profissionais que trabalham na linha de frente para uma atuação mais rápida e efetiva, tanto em situações cotidianas, quanto em emergências”. A apoiadora do curso pela SES-MG, Eva Lídia Arcoverde, explica que “os alunos se tornarão epidemiologistas de campo em Minas Gerais, podendo ser acionados pelo nível central ou Ministério da Saúde para atuar em situações diversas, quando necessário”, disse.

A enfermeira e instrutora do EpiSUS em Minas Gerais, Márcia Andrade, conta que já trabalhou com o curso em oito estados do país e, segundo ela, “a experiência de conhecer diferentes atuações no SUS é fantástica e permite ampliar os conhecimentos de forma muito significativa. A Regional de Uberaba esta bastante engajada e comprometida com a Vigilância em Saúde”, garante.

O curso tem duração de três meses, dividido em três semanas de atividades presenciais, que acontecem em Outubro, Novembro e Janeiro de 2020, intercaladas com trabalhos de campo desenvolvidos no município de residência dos profissionais em treinamento. Antes do início do curso, ocorre também um treinamento presencial para aqueles que atuarão como tutores, neste caso, profissionais da Regional de Uberaba. A técnica de enfermagem do município de Sacramento, Francisca Ferreira, foi selecionada para participar e afirma que está muito feliz com a oportunidade. Ela assegura que “será possível melhorar registros de dados epidemiológicos e a formalização de informações de forma mais técnica e com mais qualidade, tanto no município quanto no estado, e até mesmo junto à imprensa” finaliza.

Por Sara Braga