A Regional de Saúde de Divinópolis conta com um canal para o cidadão: Ouvidoria Regional do SUS. Por meio desse canal, a população pode registrar suas manifestações referentes aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando que as demandas do cidadão e cidadã sejam melhor acolhidas por meio de Sistema Unificado e eletrônico.

O SUS oferece à população acesso aos mais diversos serviços de diferentes níveis de atenção, desde os atendimentos ofertados nas Unidades Básicas de Saúde até internações e procedimentos de alta complexidade. O objetivo da Ouvidoria do SUS, é intermediar a relação entre população e Estado na prestação desses serviços, funcionando como um canal para a avaliação cidadã sobre os atendimentos que recebe no SUS.

Na Região Oeste de Minas Gerais, a população dos municípios de Martinhos Campos, Bom Despacho, Formiga, Campo Belo, Lagoa da Prata, Pará de Minas, Santo Antônio do Amparo e Santo Antônio do Monte contam com o serviço, um total de oito ouvidorias Municipais de Saúde na Região Ampliada Oeste (RAS-Oeste).

A Ouvidoria Central do SUS está diretamente ligada à Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Em Minas Gerais, as 28 Regionais de Saúde do Estado de Minas Gerais passam oferecer o serviço ao usuário.

infográfico ouvidoria

Segundo a referência de Ouvidoria do SUS da Regional de Saúde de Divinópolis, Suzana Luiz França Batista, as Ouvidorias do SUS são uma forma de intermediação entre usuárias e usuários, as trabalhadoras e os trabalhadores dos serviços públicos de saúde e o governo do Estado, melhorando a qualidade dos serviços ofertados, os processos de trabalho e a gestão pública.

“Todo usuário do SUS que tiver alguma reclamação, denúncia ou elogio, pode procurar a Regional e registrar a sua manifestação, ou um dos outros canais como e-mail, telefone 136 e site. Estas demandas são inseridas no sistema desenvolvido pelo datasus. Logo em seguida são analisadas e encaminhadas para o órgão ou setor competente. As demandas podem ser anônimas ou sigilosas”, explicou a referência de Ouvidoria da regional de Divinópolis.

Por Willian Pacheco