A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou, nesta semana, do dia 10 a 12 desetembro, a Oficina de treinamento do Digisus. O objetivo é instrumentalizar os gestores públicos quanto ao fortalecimento e efetividade das ações de gestão estabelecidos na legislação do SUS, facilitando o planejamento e monitoramento das ações e serviços em saúde. Com a nova plataforma Digisus, será possível registrar as diretrizes, objetivos, metas e os indicadores do Plano Anual de Saúde, além das metas e a previsão orçamentária na Programação Anual de Saúde. Poderão ainda registrar a análise dos resultados obtidos nos Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior(RDQA) e Relatórios Anuais de Gestão (RAG).

O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e foi dividido em três turmas, de modo a facilitar o aprendizado. O tema abordado foi a Oficina para treinamento do sistema de informações dos instrumentos de gestão do SUS. “A oficina proporcionou momentos de troca de experiências, além de uma projeção panorâmica da situação dos instrumentos da gestão dos municípios”, destaca a coordenadora do Núcleo de Gestão Regional, Cláudia Roberta de Souza.

crédito: Otavio Fernandes

“A oficina transcorreu de forma tranquila e todos os gestores e técnicos entenderam a proposta do apoio, bem como na interpretação do DGMP. Os gestorese técnicos terão um desafio inicial em alimentar um sistema diante de suas propostas de planejamento das ações de Saúde juntamente com os conselhos municipais de Saúde e tempo para repensar as propostas ainda não realizadas. “A parceria SES/COSEMS mais uma vez demonstra a importância de juntos estarem fortalecendo os maiores protagonistas deste sistema, o Município”, concluiu o apoiador do COSEMS, Carlos Henrique.

A oficina foi organizada e ministrada pela coordenadora do Núcleo de Gestão Regional,Cláudia Roberta de Souza e pelo apoiador do COSEMS, Carlos Henrique e contou com a participação dos gestores e referências técnicas de instrumentos de gestão.

Por Otávio Fernandes