O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, esteve em Varginha, nessa quinta-feira (05/09), para encontro com Prefeitos e Gestores de Saúde dos 153 municípios que compõem a Região Ampliada Sul de Saúde, que inclui as Regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha.

Crédito: Marcus Ferreira

O Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Marcílio Dias Magalhães, acompanhou o Secretário na visita, e realizou apresentação expositiva das principais realizações atuais da Saúde Estadual, tais como o processo de regularização do abastecimento de medicamentos do Componente Especializado e a retomada dos repasses do Componente Básico, ambos da Assistência Farmacêutica. O início da regularização de repasses para a Rede de Urgência e Emergência, Rede Cegonha, Casas de Apoio à Gestante e Puérperas, dentre outros, também foi citada.

Crédito: Marcus Ferreira

Os prefeitos e gestores presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas, questionamentos e sugestões ao Secretário, relativas à saúde da região e à gestão da mesma. A reunião foi bastante elogiada pelos presentes por ter representado uma aproximação diferenciada e inovadora do Secretário de Estado com os gestores municipais, proporcionando um diálogo direto e palpável. “Como médico, há mais de 25 anos, conheço as dificuldades e afirmo que o Estado está buscando um caminho seguro para dinamizar a saúde pública”, afirmou o Secretário Carlos Eduardo.

Acompanharam o Secretário na composição da mesa o Prefeito Municipal de Varginha, Antônio Silva, o Secretário Municipal de Saúde de Varginha, Mário de Carvalho Terra, o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região Sul de Minas (CISSUL/SAMU), Rodrigo Aparecido Lopes, o Vice-presidente do COSEMS Estadual, Hermógenes Vaneli, a Presidente do COSEMS Regional Varginha, Jociane Valim, além dos quatro Superintendentes das Regionais da Região Ampliada Sul: Thaís Helena Prado (Alfenas), Kátia Rita Gonçalves (Passos), Régis Kersul (Pouso Alegre) e Regina Siqueira (Varginha).

O Secretário esteve também em visita ao Hospital Regional do Sul de Minas, onde se reuniu com a direção e Conselho Diretor e atendeu à imprensa.

Acesse a galeria de fotos clicando aqui.

Por Tânia Corrêa