Na tarde dessa quarta-feira (4/9), durante reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Regional de Sete Lagoas foram apresentados o fluxo do serviço de atendimento da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE de Sete Lagoas bem como a sua habilitação para Centro Especializado de Reabilitação (CER). Até o momento, a APAE do município atuava com o Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI), atenderá também a deficiência física. Além disso, foram debatidos temas como a situação do sarampo e recursos do Pro-hosp. A reunião, nesta edição, ocorreu de forma itinerante no município de Inhaúma.

Para o superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves, que abriu a reunião agradecendo a presença de todos e da presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde Regional Sete Lagoas (CONSENS Sete Lagoas), Márcia dos Anjos Ferreira Lopes, reforçou a importância do encontro. “Esta é a minha primeira reunião como Superintendente da Regional de Sete Lagoas e desejo que o trabalho seja proveitoso. Que neste espaço possamos conhecer melhor a realidade de cada município para buscar acolher a população atendida em toda a região da melhor maneira possível” declarou.

Os gestores das cidades de Abaeté, Araçaí, Baldim, Biquinhas, Buenópolis, Caetanópolis, Cordisburgo, Curvelo, Felixlândia, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Inimutaba, Monjolos, Morro da Garça, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama, Sete Lagoas e Três Marias se reuniram para receber orientações, realizar pactuações, tirar dúvidas sobre os atendimentos realizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, (SES-MG), através da Regional de Saúde de Sete Lagoas.

Créditos: Nayara Souza

Na ocasião, também foi apresentada a reformulação do Programa de Triagem Auditiva Neonatal que deve ser pactuada com os municípios no mês de outubro. A partir dessa apresentação, as representantes do Núcleo de Redes e Atenção à Saúde (NRAS) da Regional de Sete Lagoas se disponibilizaram a orientar e acompanhar os questionamentos que surgirem durante o processo.

Sarampo

A situação da doença no Estado também foi um dos temas abordados na CIR. Na reunião, foi informado o Boletim Epidemiológico de Sarampo com orientações sobre as estratégias do Estado para garantir a cobertura de 95% da população de risco. A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador (NUVEAST) da Regional, Silmeiry Teixeira, repassou as principais orientações da SES-MG para o enfrentamento da doença. “Estamos diante de um desafio de manter a alta cobertura vacinal do Sarampo tentando cada município chegar aos índices de 93 a 96%, diante da alta forma de contágio da doença”. A coordenadora também relembrou que informações têm sido repassadas aos municípios de maneira contínua.

Atenção Hospitalar

Também foram pactuados, durante o encontro, como serão aplicados os recursos dos hospitais municipais da região que atendem através do Sistema Único de Saúde (SUS), através do Pro-Hosp. O programa do governo estadual orienta relação contratual, entre o Estado e os hospitais com o intuito de garantir a oferta da atenção hospitalar nos polos macro e microrregionais de Minas Gerais. Na região, o Hospital Nossa Senhora das Graças e o Hospital Municipal Monsenhor Flávio D'Amato em Sete Lagoas, o Hospital Imaculada Conceição e Hospital Santo Antônio em Curvelo e a Santa Casa de Misericórdia de Pompéu recebem recursos do programa.

Outros temas

Foram informados ainda os resultados dos indicadores do Componente Básico Assistência Farmacêutica (CBAF), referente ao segundo quadrimestre de 2019, e informações sobre as estratégias de realização de Cirúrgicas de Catarata.

Por Nayara Souza