A Regional de Saúde de Pouso Alegre, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA), realiza nesta semana de 2 a 6 de setembro, o Curso de Boas Práticas de Dispensação e Manipulação. O objetivo diz respeito à capacitação de novos fiscais de vigilância sanitária e promover reciclagem dos demais fiscais. O Encontro conta com a participação do Superintendente Regional, Régis Kérsul e do Diretor de Vigilância em Medicamentos Congêneres, Alessandro Souza Melo.

Entre os temas abordados, estão Noções de Boas Práticas aplicáveis a estabelecimentos da área de medicamentos e congêneres, práticas de inspeção em farmácias, alvará, Autorização de Funcionamento(AFE), Autorização Especial, Procedimentos para Categorização de NC (não conformidade), Planejamento de Inspeções (drogaria), Medicamentos- substancias sujeitas a controle especial, Vacinas em drogarias, Boas práticas de Manipulação de Antibióticos, Citostáticos, Hormônios e SBIT e Cadastros, atividades práticas, entre outros.

Créditos: Cláudia Roberta

De acordo com a farmacêutica Ana Carolina Alvarenga Faria de Melo, a iniciativa é de grande importância para o aperfeiçoamento dos profissionais nas atividades de vigilância sanitária, “pois atualiza os profissionais para melhor desempenho de suas atividades, voltadas para fiscalização sanitária, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à população”.

O Diretor de Vigilância em Medicamentos Congêneres, Alessandro Souza Melo também ressalta a importância do curso. “O aspecto mais importante é que o Encontro possibilita criar vínculo e proximidade entre a Vigilância Sanitária do Estado e do Município”.

O evento foi organizado e ministrado por técnicos da Diretoria de Vigilância em Medicamentos e Congêneres da SES-MG, e por técnicos da Vigilância Sanitária das regionais de Pouso Alegre e Varginha. Além disso, contou com a participação de fiscais de VISA dos municípios sob jurisdição das Regionais de Pouso Alegre, Varginha e Alfenas.

Por Cláudia Roberta