Abordando temas como prevenção e vacinação contra o sarampo; combate a focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti; cuidados preventivos contra leishmaniose, chagas, esquistossomose, além do incentivo à alimentação saudável e à prática de atividades físicas, o mês de agosto foi movimentado em diversos municípios do Norte de Minas com ações de mobilização de população. As iniciativas foram coordenadas por secretarias municipais de saúde com o apoio de vários outros órgãos municipais e entidades representativas de diversos segmentos da sociedade civil, visando sensibilizar estudantes e a população em geral para os cuidados com a saúde.

Crédito: Pedro Ricardo

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes destaca a importância dos municípios manterem a realização de atividades de mobilização da população, tendo como objetivo manter crianças, jovens e adultos sempre alertas às ações de prevenção. “Com ações realizadas regularmente a população cria o hábito para os cuidados contínuos com a saúde e, com isso, é possível reduzir as demandas que chegam às unidades básicas de saúde e a outros serviços de maior complexidade”, observa a coordenadora.

Diante do aumento dos casos de sarampo no país, em agosto a Secretaria Municipal de Saúde de Monte Azul realizou ações de incentivo à vacinação contra a doença nas comunidades de Pajeú e Rebentão. As atividdes foram centralizadas nas Unidades de Saúde da Família – (USF), onde também foram desenvolvidas ações de sensibilização da população para o combate ao tabagismo; controle do colesterol por meio de alimentação saudável e prevenção a acidentes do trabalho. Na Academia da Saúde foram desenvolvidas ações voltadas para o incentivo à prática de atividades físicas Já nas escolas foram ministradas palestras sobre prevenção das violências.

O incentivo à prática de atividades físicas também movimentou idosos residentes no município de Gameleiras, onde profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram atividades na praça central do município.

Já em Catuti a Secretaria Municipal de Saúde liderou a realização de diversas atividades voltadas à promoção da saúde de crianças, jovens e adultos. Em escolas e unidades básicas de saúde foram ministradas palestras sobre autoestima; alimentação saudável; combate ao trabagismo e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, entre elas dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Profissionais de saúde também realizaram exames oftalmológicos em estudantes, objetivando identificar crianças que necessitam de assistência.

Em Porteirinha a Secretaria Municipal de Saúde manteve a tradição de, mensalmente, realizar diversas atividades de mobilização da população voltadas para os cuidados com a saúde. Com o tema “Raiva: Mantenha essa doença longe do seu melhor amigo”, profissionais de saúde ministraram palestras para estudantes sobre a importância da prevenção da doença e a necessidade de vacinação de cães e gatos.

Já em Montes Claros, município polo da macrorregião de saúde do Norte de Minas, a Secretaria de Saúde manteve a realização de várias ações de mobilização. Em escolas, na região central da cidade e em locais de maior movimento nos bairros Maracanã, Lourdes, Planalto, Vilage do Lago 2 e Industrial III, foram realizadas palestras e exposições sobre combate ao Aedes aegypti e pragas urbanas; prevenção de doenças como leishmaniose, chagas e esquistossomose.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão