A Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba realizou uma reunião nesta terça-feira, 03/09, com as equipes do Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI) da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência (RCPD) e das APAEs dos municípios de Centralina, Ituiutaba e Santa Vitória. O objetivo geral do encontro foi de alinhamento de rotinas de trabalho.

Crédito: Elizeth Adad Guimarães

“Buscamos, em acordo com as diretrizes estabelecidas pelas Deliberações e Resoluções vigentes, esclarecer aos participantes do encontro que o SERDI possui como finalidade exclusiva o atendimento em saúde das pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O atendimento das equipes do SERDI nos municípios é feito junto as APAE’s com a importante integração das secretarias de educação e assistência social”, explicou a Referência Técnica do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Raquel Borges.

O encontro contou com a presença da colaboradora do Núcleo de Finanças, Cíntia Claudino, que esclareceu as dúvidas em relação a prestação de contas dos recursos recebidos pelas APAEs. E também com as Coordenadoras do Núcleo de Regulação, Léa Régia Ferreira e Giselda Carvalho, que falaram aos participantes sobre os Sistemas de Informações e lançamento mensal das produções realizadas.

O SERDI é composto por uma equipe interdisciplinar formada por médicos clínicos ou pediatras, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Através dessa equipe interdisciplinar é promovido o desenvolvimento integral do usuário, buscando o envolvimento familiar, o desenvolvimento das habilidades essenciais como cuidados com a higiene pessoal e saúde, tarefas domésticas, uso dos meios de comunicação (televisão, telefone, computador, etc.). Também são desenvolvidas o gerenciamento financeiro, o convívio com pessoas e animais, o uso de transportes público e privado e várias outras atividades que favorecem a autonomia pessoal, familiar e profissional.

Por Elizeth Adad Guimarães

Enviar para impressão