Na última sexta-feira (30/8), foi inaugurada no município de Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, a Base Avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que irá atender a região. O evento contou com a presença do prefeito de Araçuaí, Armando Jardim Paixão; da superintendente regional de saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz; da vice-prefeita e secretária municipal de saúde de Araçuaí, Rita de Cássia Silva Capdeville; do presidente do Cisnorje e prefeito de Itambacurí, Henrique Scofield; do presidente do Cismeje e prefeito de Francisco Badaró, Adelino Pinheiro de Sousa; da secretária executiva da Cismeje, Zuzu Loredo; da secretária executiva do Cisnorje, Elaine Guedes, de deputados, autoridades e público da região.

Crédito: Ricardo Maciel

A nova base física do SAMU está situada na avenida Luiz Gonzaga Pereira, nº 302, bairro Renascença, local onde já funcionava a Unidade de Suporte Básico (USB). O serviço funcionará com uma equipe qualificada, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas. “Nossa base irá beneficiar cerca de 100 mil habitantes da microrregião, porém, poderá chegar até o município de Diamantina, caso for necessário”, explicou a secretária executiva do Cisnorje, Elaine Guedes.

A secretária municipal de saúde de Araçuaí destacou a importância do momento. “Estamos muitos felizes em proporcionar para a população da região esse importante benefício que, vale destacar, não caiu do céu e muito menos foi conquistado da noite para dia. Muita gente lutou lado a lado para chegarmos até aqui. Esse serviço vem para salvar muitas vidas, sem distinção, seja quem for: rico, pobre, adulto ou criança serão socorridos pelos nossos colegas”, destacou Rita de Cássia, que também é médica em Araçuaí.

Bastante emocionada, a secretária executiva do Cismeje relembrou as dificuldades enfrentadas até a conquista do SAMU para a região. “Desde 2006 que estamos batalhando, junto ao Estado, para trazer o SAMU para essa região. Fizemos inúmeros levantamentos para demonstrar a real necessidade do serviço, coletando dados de município por município, de acidente por acidente. Realmente um trabalho conjunto que envolveu prefeitos e gestores da saúde. Quero parabenizar a todos os profissionais da saúde, em especial a equipe do SAMU, porque lutar pela vida é algo que não tem preço”, frisou Zuzu.

“É uma honra participar deste momento tão especial, não só para Araçuaí, mas para todo o Vale do Jequitinhonha. Gostaria de destacar a grande parceria com o município de Araçuaí, que tem a Zuzu e a Dra Rita como referências na busca por políticas públicas de saúde, duas guerreiras. A superintendência está à disposição dos 33 municípios que compõem a macrorregional do Jequitinhonha. Parabéns a todos, em especial a equipe do SAMU pela missão de salvar vidas”, destacou a superintendente regional de saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz.

Por Ricardo Maciel