A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Regional do Jequitinhonha, em parceria com a prefeitura de Jacinto, e com o apoio da Regional de Saúde de Pedra Azul, realizou nos dias 30 e 31/08, na Câmara Municipal de Jacinto, o Encontro Regional de Odontologia, que teve como objetivo incentivar e proporcionar a qualificação profissional através de palestras voltadas para cirurgiões dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliar em saúde bucal, técnicos em prótese dentária e Auxiliar em Prótese Dentária.

Crédito: Raul Carvalho

O diretor da Regional de Pedra Azul, Marcelo Alves, participou da cerimônia de abertura do evento e destacou a importância da odontologia para os serviços públicos de saúde. “Esse evento vem para fortalecer as ações e serviços públicos na área de saúde bucal, proporcionando uma troca de experiências entre os profissionais, que motivados e capacitados, passam a conhecer melhor a saúde do território”, frisou.

O mestre em endodontia e professor em Especialização de Endodontia, Caio Souza, abordou a endodontia no dia a dia do serviço público e privado e fez uma breve introdução ao mundo da endodontia. O cirurgião dentista e advogado, Almir Batista, apresentou o tema ‘odontologia legal’, com destaque para o código de defesa do consumidor e o código de ética odontológica. Outro tema apresentado foi sobre o uso do fórceps 16 em exodontia de dentes semi inclusos, ministrado pelo pós graduado em Cirurgia e Traumatologia e Implantodontia, Dalton Paranhos. Já a fonoaudióloga, Soraya Barros, destacou o uso da voz e imagem corporal no trabalho como estratégia de abordagem ao cliente.

A Secretária Municipal de Saúde de Jacinto, Hillana Santana, ressaltou que foi uma satisfação realizar o evento na cidade. Já a dentista e organizadora do evento, Raíssa Alves de Sousa, destacou que o evento contribuiu para fortalecer a classe odontológica da região.

Por Allan Campos e Raissa Alves