A Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Atenção Primária, realizou na tarde desta sexta-feira (30/08) Capacitação da equipe do município de Mar de Espanha, formada pelo Coordenador de Estratégia da Saúde da Família, Eder Souza Santos, pelas médicas da Estratégia Saúde da Família, Clarissa Pimentel e Natália Gonçalves Amaral, pela psicóloga Maria Cristina Rocha Porto, pela enfermeira Laíse Lopes Dias e pelo Farmacêutico Igor do Valle Miranda, no Programa Nacional de Controle ao Tabagismo.

Crédito: Adriana Mendes

A capacitação foi conduzida pelas Referências Técnicas do Núcleo, Letícia Ferreira de Carvalho, Rogério Antônio Bellei e Vanessa Maria Pereira Pires, que abordaram as ações referentes às atividades  que devem ser realizadas durante todo o ano dentro e fora das Unidades de Saúde, como a prevenção ao tabagismo e seu desestímulo com distribuição de informativos, palestras, levantamento epidemiológico da prevalência do tabagismo no município, como também dos pacientes em tratamento por doenças decorrentes do tabagismo e dos custos como a divulgação para toda  a comunidade. Durante o mês de agosto dezoito municípios da regional de saúde de Juiz de Fora que estão com o mesmo trabalho em atividade receberam reforço de material impresso sobre o tema.

A data foi criada em 1986, pela Lei Federal 7.488 com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Segundo Rogério Antônio Bellei, “a demanda para essa capacitação é bem grande, atendemos de acordo com os pedidos dos municípios, com o objetivo de orientar os profissionais da área em divulgar dicas que ajudem as pessoas a pararem de fumar, incentivando na prática de esporte, falando dos males provocados pelo cigarro e compartilhando histórias de quem conseguiu abandonar o vício. Essa capacitação é muito útil para os profissionais que desenvolvem ações de promoção da cessação do tabagismo, aumentando o acesso dos mesmos aos métodos eficazes para tratamento da dependência da nicotina, bem como reduzindo a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade por doenças tabaco”.

Por Adriana Mendes