Desde quinta-feira, 29/08, cerca de 300 pessoas entre viajantes e funcionários do aeroporto internacional de Confins foram imunizados contra o sarampo. A ação irá durar 15 dias e é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com o apoio da BH Airport, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do município de Confins.

Enfermeiras da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) e da cidade de Lagoa Santa permanecem no local realizando a vacinação. A agente de aeroporto da empresa Azul Linhas Aéreas, Helen Lima dos Santos, aproveitou a oportunidade e foi imunizada. “Estou tomando a vacina porque também tenho criança em casa e não quero colocar em risco a vida das pessoas que convivem comigo”, disse.

02.09 alessandra

O engenheiro Welton Grad, que viajava para o Rio de Janeiro, também tomou a vacina e destacou a importância dos cuidados com a saúde. “A importância da vacina é a de se prevenir contra o surto da doença que está ocorrendo e blindar a saúde de qualquer surpresa”, afirmou.

A advogada Ana Luiza Soares Ferreira, de São Luiz do Maranhão, aproveitou que o voo para Campinas fez conexão em Belo Horizonte e também quis ser imunizada. “Estamos indo para São Paulo, que é um estado de incidência da doença, mas acredito que todos devem tomar a vacina”, disse.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SRS-BH, Talita Chamone, explica que é importante que todas as pessoas acima de 6 meses e abaixo de 29 anos tenham tomado as duas doses da vacina contra o sarampo, e as pessoas acima de 29 anos e abaixo de 49 anos, pelo menos uma dose. “O sarampo é uma doença grave que pode levar a óbito e está circulando em vários países e em alguns estados do Brasil, inclusive Minas Gerais. A prevenção com a vacina é muito importante para evitar a ocorrência de casos”, disse.

O posto de vacinação está montado no segundo andar do aeroporto de segunda a sexta-feira, no horário de 09h as 16h.

Por Alessandra Maximiano

Enviar para impressão