Em meio à crise financeira enfrentada pelo Estado de Minas Gerais, que herdou um rombo de R$ 34,5 bilhões, o governador Romeu Zema, junto ao secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, anunciou, nesta sexta-feira (30/8), a liberação de R$17 milhões para a compra de medicamentos, que irão reabastecer as farmácias dos 853 municípios mineiros. O repasse é referente à contrapartida estadual do componente básico da Assistência Farmacêutica.

A iniciativa comprova os esforços que estão sendo empenhados pelo Governo de Minas Gerais, desde o início da gestão, para garantir a assistência ao cidadão, sobretudo, na área da Saúde. “Desse jeito, passo a passo, vamos fazer Minas dar certo”, declarou o governador.

Os repasses fazem parte do compromisso da Secretaria de Estado de Saúde de normalizar os estoques dos medicamentos em todo o estado e destinar recursos para o abastecimento de remédios, que são distribuídos nas farmácias básicas.

A expectativa do secretário de Saúde é dar continuidade a um fluxo de repasses para que os municípios tenham suas farmácias mantidas e estabelecidas.

Assistência

O componente básico da Assistência Farmacêutica destina-se à aquisição de medicamentos e insumos, no âmbito da atenção primária em Saúde, os quais são dispensados pelos municípios e seu financiamento é tripartite, ou seja, pelos governos federal, estadual e municipal.

A lista de medicamentos básicos é específica de cada município baseada na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais vigente. Os medicamentos do componente básico são destinados ao tratamento de condições de Saúde, como a hipertensão, diabetes, infecções e outras.

Por Agência Minas