Na manhã da última terça-feira (13/8), técnicos da Regional de Saúde de Diamantina realizaram a 37ª Reunião Conjunta da Comissão Intergestores Regional (CIR), no plenário da Câmara Municipal de Aricanduva, no Vale do Jequitinhonha. As reuniões da CIR acontecem uma vez por mês e reúnem gestores e profissionais da saúde da macrorregião do Jequitinhonha. A cada mês, o encontro é realizado em um dos 29 municípios que fazem parte da Regional de Diamantina.

Foto 01 - Ricardo Maciel

A reunião foi aberta pela secretária Municipal de Saúde de Aricanduva, Ivanilde Alves de Souza, que deu boas-vindas a todos e falou sobre a satisfação em receber os colegas da saúde no município. “Como somos uma cidade muito pequena, eventos como esse são muito positivos, especialmente porque aquece o comércio de pousadas e restaurantes. Além disso, mostra a todos um pouco da nossa realidade e desafios. Acho muito importante essa vivência e estamos de portas abertas para novos eventos”, destacou a secretária.

A condução da reunião ficou por conta da superintendente Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, e do representante do COSEMS, Rutistaquinho Alves Gomes, que também contaram com a colaboração da equipe técnica da Regional de Diamantina na apresentação e discussão dos itens da pauta. O destaque especial foi a avaliação e primeiras impressões sobre o início do processo de implantação do Saúde em Rede, programa do Governo de Minas Gerais que pretende solucionar até 85% dos casos de filas e longas esperas por atendimento nos municípios da região.

A superintendente regional de Diamantina reforçou a importância do programa e pediu a união de todos no enfrentamento das dificuldades que possam surgir. “Nós temos que nos manter unidos e focados nesse propósito. Como somos a primeira região de Minas Gerais a receber a capacitação do Saúde em Rede, é muito natural nos depararmos com situações que não foram previstas. Temos que acreditar e fazer a nossa parte para que o programa possa ser lapidado e multiplicado para as demais regiões do estado. A responsabilidade é grande, porém, os resultados previstos vão impactar de forma muito positiva na sociedade. É preciso otimizar os nossos processos para a saúde avançar”, pontuou Cleya.

A secretária Municipal de Saúde de Capelinha, Célia Peçanha de Oliveira, reforçou o que foi dito pela superintendente e pediu atenção especial aos colegas secretários. “Enquanto secretários municipais, é nosso dever mantermos nossas equipes motivadas e os prefeitos sensibilizados para concluirmos as várias etapas do programa Saúde em Rede. Com o tempo, o conceito do programa vai ficando cada vez mais evidente e nos mostra o quando ele pode ajudar na melhoria da saúde. Por isso vale a pena todo o nosso esforço e empenho”, complementou a secretária.

Na próxima segunda-feira (19/8), cerca de 120 profissionais da saúde vão se encontrar em Diamantina para a primeira etapa de capacitação de facilitadores e tutores do programa Saúde em Rede, com realização de oficinas e workshop com a equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e de profissionais do hospital Albert Einstein, responsáveis pela metodologia do programa Saúde em Rede.

Por Ricardo Maciel