Entre os dias 19 e 30 de agosto de 2019, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS) realizam na Fundação Ezequiel Dias (Funed) o curso “Tecnologia de sequenciamento genético baseada em nanoporos para investigação temporal e epidemiológica de surto de Dengue: capacitação, pesquisa, vigilância e divulgação científica”.

O pesquisador da Fiocruz e coordenador do evento, Luiz Carlos Alcantara, explicou que o projeto é relevante para identificação e mapeamento do vírus da Dengue e as informações geradas pelos laboratórios permitem a prospecção de possíveis cenários epidemiológicos. Assim, os serviços de saúde (secretarias de saúde, vigilância epidemiológica, zoonoses) podem promover medidas de contenção para determinado surto e epidemia. “Uma das informações geradas a partir do mapeamento genético do vírus permite entender onde e quando o surto começou e se existe a possiblidade de novos surtos, esta informação é valiosa para a vigilância em saúde” explica Alcantara.

Créditos: Priscilla Fujiwara

O curso será realizado para técnicos em biologia molecular dos demais laboratórios centrais dos estados que realizam as análises de Dengue. A Opas/OMS também convidou para participar da capacitação os laboratórios de saúde pública da América Latina. Durante as 96 horas de curso, entre conteúdo teórico prático, os participantes aprenderão a fazer o mapeamento e a análise do material genético do vírus da Dengue. As amostras do vírus de Minas Gerais, Bahia e Goiás serão sequenciadas no curso.

Os técnicos aprenderão como trabalhar com os dados das amostras mapeados. Na primeira semana serão ensinadas como são feitas as análises a partir dos dados clínicos e epidemiológicos. Na segunda semana, o conteúdo abordará as análises evolutivas do sequenciamento e ao final do curso, será estruturado um artigo com todos os envolvidos das análises realizadas. “É a primeira vez no Brasil que resultados obtidos de um treinamento de vigilância genômica, irá gerar em tempo real, um artigo científico”, afirma o pesquisador.

Com a organização e apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública de Minas Gerais, da Bahia e de Goiás, o curso será nos laboratórios da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães (Diom) na Funed. Além da organização estrutural, a Funed irá disponibilizar insumos para o sequenciamento e amostras de dengue sequenciadas. Os pesquisadores Talita Adelino e Felipe Iani, ambos do Serviço de Virologia de Riquetsioses da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães (Diom) serão professores no curso.

A diretora da DIOM, Marluce Aparecida Assunção Oliveira, reforça sobre a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido no Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG) na busca de respostas que subsidiem as ações da vigilância epidemiológica na prevenção e controle das arboviroses. As pesquisas realizadas e que ainda estão sendo desenvolvidas “mapeamento genético do vírus da febre amarela”, trouxeram para o estado um evento internacional que reunirá os importantes laboratórios e pesquisadores do nacionais e internacionais.

A abertura do curso será às 16h30, no Auditório Central da Funed, na próxima segunda-feira (19/8). O curso será ministrado por pesquisadores da Universidade de Oxford (Inglaterra), Universidade de KwaZulu-Natal (África do Sul), Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – RJ/BA/AM), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UNB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade de Salvador e Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.

Por Ascom - Funed